Os pacientes da Região Macro Sul do Tocantins que necessitam de tratamento radioterápico contra o câncer vão poder realizar as sessões em Palmas. Isso porque o Governo do Estado firmou parceria com a Clínica Oncológica Irradiar, garantindo a radioterapia para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que não vão mais precisar viajar para outros estados para fazer o tratamento.

Por meio do convênio, a clínica vai oferecer radioterapia aos pacientes do SUS e em troca obtém a isenção do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) gerado em decorrência da aquisição do equipamento importado. A clínica também vai ofertar acompanhamento clínico e avaliação do tratamento terapêutico.

“Essa é uma parceria em que todos ganham. É benéfica para a população, necessária para empresa e muito importante para o Governo do Estado que vai conseguir garantir que os pacientes sejam tratados próximos as suas casas, como sempre desejou e determinou o governador Marcelo Miranda”, disse o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, destacando que o Serviço de Regulação da Secretaria de Saúde será responsável por encaminhar os pacientes para o tratamento.

Sulamita Quintanilha, que é paciente da clínica, contou que recebeu diagnóstico de câncer de mama em 2015 e passou por todo o tratamento. Agora, ela comemora o atendimento recebido no Hospital Geral de Palmas (HGP) e na Clínica Irradiar. “Hoje, estou apenas fazendo o acompanhamento. Passei pelo HGP onde fui muito bem atendida e de lá me deram o encaminhamento para Imperatriz, mas para ficar perto de casa eu optei por pagar o tratamento particular, um tratamento maravilhoso que agora está sendo oferecido a quem é do SUS. O melhor, sem dúvidas, é você poder ficar perto de casa, recebendo apoio dos familiares e amigos”, disse.

O jornalista Belmiro Gregório também está em tratamento contra o câncer e já realizou 35 sessões de radioterapia. “Desde que fui diagnosticado, em 2009, e quando a doença voltou, em 2012, tenho lutado e continuo firme. Aqui o tratamento é de primeiro mundo e volto a dizer que ‘eu não vou morrer de câncer’”, disse o jornalista.

O médico radioterapeuta, Ismar Rezende Junior, destacou que a parceria com o Governo do Estado contribui para a qualidade do tratamento que será oferecido a população. “É com grande alegria que a gente agradece essa parceria com o Estado, que tem como maior beneficiado o paciente, que agora consegue fazer tratamento oncológico com radioterapia aqui em Palmas. Tratando em sua cidade, o paciente tem o benefício de ficar perto de casa, próximo aos familiares, e o resultado final é melhor. Esse é o momento em que ele mais quer ficar perto de casa e essa parceria conseguiu isso, além de oferecer aos pacientes dos SUS o que há de mais moderno nesse tipo de tratamento”, ressaltou.

Após a indicação de tratamento radioterápico, o paciente, acompanhado de todos os exames de diagnóstico, será encaminhado para atendimento. A expectativa é atender neste mês de dezembro mais de 30 pacientes de Palmas e municípios vizinhos.  Os valores correspondentes ao tratamento serão faturados conforme a Tabela do SUS.

Tratamento em Imperatriz

Os pacientes que estão em tratamento na cidade de Imperatriz (MA) vão permanecer recebendo as sessões de radioterapia nesta cidade enquanto não é concluída a obra no prédio que vai receber a nova máquina na cidade de Araguaína.