O relatório semanal do Ministério da Saúde mostra que subiu para 98 o número de casos confirmados da variante P1 do coronavírus, conhecida como variante do Amazonas, no Tocantins. A informação aparece no 75º Boletim Epidemiológico da Covid no Brasil, que cobre a semana entre os dias 1º e 7 de agosto.
O aumento de casos reconhecidos pelo ministério era esperado, porque a própria Secretaria de Estado da Saúde informou durante a semana que havia novos resultados sendo processados de casos da P1. Tanto os documentos do Governo Federal como da SES indicam que a variante do Amazonas é a única com casos confirmados no estado. O Tocantins não tem nenhum paciente com a variante delta, que é a que gera mais preocupação no momento, confirmada até agora.
Os relatórios anteriores do Ministério apontavam apenas 28 casos da P1 no Tocantins, mas há algum atraso entre a confirmação da testagem no Laboratório Central do Estado e a notificação. Este tipo de dado também passa por uma reavaliação do MS antes de ser considerado oficial.
Os cientistas do Lacen tinham alertado de que esse aumento era esperado, uma vez que a variante P1 tende a ser predominante onde é identificada, uma vez que é considerada mais transmissível. A maior parte dos casos no Tocantins não tem origem de transmissão identificada. O documento também indica que não houve ainda confirmação de casos de reinfecção no estado.