Maju Cotrim – Editora Chefe da Gazeta
O governador Mauro Carlesse fez durante todos estes dias na Agrotins um corpo-a-corpo durante o evento. Não só no seu gabinete que montou por lá para atender empresários e setores mas pelos corredores da feira e vários espaços. Ele se revezou entre atendimentos e audiências e visitas, fugindo do modismo de outros governadores que sempre vão apenas na abertura.
Carlesse descentralizou a gestão por estes dias e sem cerimônia falou abertamente com algumas pessoas, estudantes e até visitantes que cruzaram em vários locais com ele. Não faltam selfies e até quem encontrasse o governador dirigindo pels feira.
No estilo empresário, Carlesse gosta de ver e acompanhar de perto as ações e após meses de cortar na carne para reenquadrar e melhorar as finanças do Estado, esta foi a maior agenda positiva da atual gestão. Ele poderia estar tocando a gestão lá do gabinete do Palácio mas fez questão de não perder a oportunidade.
“Nossa obrigação é dar oportunidades que venham trazer benefícios ao povo”, disse Carlesse em sua fala ao entregar títulos de propriedades. Ele tem focado suas falas neste sentido. Entre uma brincadeira e outra ele também não faz cerimonias para dar broncas quando acha necessário.
Ambiente político
A Agrotins revelou ainda um ambiente político misturado em torno do governo. Por lá passaram deputados federais e estaduais como Osires Damaso, por exemplo que não foi eleito na base do governador, mas que tem total ligação com as questões do campo.
A senadora Kátia Abreu também passou por lá levando empresários e dividiu o local com a deputada estadual Luana Ribeiro que era do seu partido, o PDT e agora está no PSDB.
Agora perto do governo, Kátia vai quebrando o gelo com alguns ex-desafetos políticos.
Já o governador tem acolhido institucionalmente até os que não são tão próximos e falado sempre na necessidade de união pelo Tocantins. Tem falado também sobre a ajuda e papel da bancada federal no Tocantins.
Outra observação: o vice Wanderlei Barbosa, com ampla base em Palmas, está sempre ao lado do governador. Cotado para as eleições do próximo ano, ele tem atuado mais nos bastidores.
A organização da Agrotins já estima uma superação na movimentação de negócios até agora mas esta edição já tem uma marca: a da Agrotins que teve um governador presente também aproveitando o evento assim como os empresários e visitantes.
Sem negar os desafios e problemas enfrentados pelo Tocantins, ter uma gestão próxima do cidadão já é um passo considerável.
OBS: Até o ex-governador Marcelo Miranda encontrou com Carlesse na feira e houve ainda uma conversa com o ex-senador Ataídes Olíveira a sós com o governador.