María José Cotrim – Gazeta do Cerrado

Os candidatos e suas áreas Políticas correm em busca de apoios de prefeitos e lideranças regionais. Os 139 prefeitos estão divididos e não seguem necessariamente orientação de seus partidos. Há ainda uns que tem declarado apoio a mais de um candidato.

Na convenção de Vicentinho Alves sua assessoria disse que ele contou com a presença de 70 prefeitos porém de lá para cá o cenário tem sido de disputa pelo apoio político. Alguns dos apoiadores andam inclusive com Vicentinho nas movimentações como é o caso de Moisés Avelino de Paraíso.

Com o apoio da aliada e prefeita da maior cidade do Estado, Cinthia Ribeir, o candidato Carlos Amastha, por exemplo, tem costurado apoio de lideranças regionais mas vem também ganhando apreço de gestores municipais por onde passam. Assim também é com a candidata Kátia Abreu que além dos prefeitos das legendas da sua coligação ganhou inclusive o apoio do gestor de Gurupi, Laurez Moreira.

Kátia vem ganhando também declarações de prefeitos que estavam indecisos como o gestor de Goianorte, Dr Luciano do PSD que trouxe ainda sua base de vereadores para ajudar a senadora. “Por entendermos que a senadora apresenta as melhores condições para governar o estado, possui um vasto conhecimento da realidade e história dos 139 Municípios do estado do Tocantins. Conhece e entende o valor da política, com grande influência e trâmite no cenário positivo da polícia nacional e estadual”, declarou o grupo.

Carlesse

A trupe de Mauro Carlesse, por sua vez, contabiliza os apoios dos gestores e está em intensa articulação em busca do apoio do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, atualmente no PR mas distante da candidatura de Vicentinho Alves.

A expectativa é que nós próximos dias Dimas declare apoio se continuarem evoluindo as conversas que contam com a intermediação de deputados.De gestores o palanque já conta com o de Peixe, José Augusto e ainda de Colinas, Adriano Rabelo, por exemplo.

Carlesse busca ainda ia vereadores e ganhou apoio de maioria dos eleitos em Pedro Afonso, por exemplo. Os vereadores  da cidade Agnaldo Lima, o Gordo (Democratas), Lili Pereira (PSC), Pedro Belarmino (PTB), Joilson Oliveira, o Boca Preta (PEN) e Sipriano Pereira (PSL), presidente da Câmara Municipal de Pedro Afonso, se reuniram com Carlesse, com o candidato a vice-governador Wanderley Barbosa e o deputado federal César Halum e fizeram o compromisso de engajamento na campanha da coligação Governo de Atitude. Também fecharam apoio a Carlesse o suplente de vereador Perterson Lima (PRB) e o ex-vice-prefeito de Pedro Afonso, Dionelson (PHS), segundo informou sua assessoria.

Dentre as conversas para tentar apoio dos prefeitos estão ainda em jogo a destinação de emendas parlamentares.