Equipe Gazeta do Cerrado

O maior hospital público do Tocantins- HGP realizou num único dia, nesta segunda-feira, 12, o total de 16 cirúrgicas ortopédicas. Segundo a equipe do hospital, é o recorde na história de 15 anos.

Além das cirurgias outro número chamou atenção: o registro de 50 altas hospitalares. O hospital além de atender pacientes do Tocantins também recebe demandas de estados vizinhos.

Os desafios no HGP são diários e envolvem vários aspectos. As cirurgias em várias áreas são as principais demandas.

Portaria sobre medicamentos

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 12, a Portaria que dispõe sobre as normas técnicas e administrativas relacionadas à aquisição, seleção, prescrição e dispensação de medicamentos, e utilização de materiais, nos ambulatórios e unidades hospitalares pertencentes à Rede Hospitalar sob gestão do Executivo Estadual.

De acordo com a Portaria, foi considerada “a necessidade de adoção e acompanhamento de critérios de prescrição para promover o uso racional de medicamentos e materiais, na rede hospitalar do Estado, baseado em evidências, séries históricas, respeitando os princípios da economicidade e eficiência, de forma adequada, criteriosa e transparente na aplicação dos recursos públicos.”

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Edgar Tollini, a Portaria atende a necessidade de se regulamentar a aquisição de medicamentos e materiais em quantitativo necessário, evitando desperdício e principalmente a desassistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o Tocantins.