Estão abertas até o dia 26 de junho as inscrições para a 14ª Corrida do Fogo, que acontecerá no dia 29 do mesmo mês. Organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), a prova abrirá 1.100 vagas para as inscrições que poderão ser feitas, pela internet, por meio do site www.centraldacorrida.com.br no valor de R$ 40,00 para aquelas que forem efetuadas até o dia 15 de junho e R$ 50,00 para as que forem efetivadas até o dia 26.
A Corrida do Fogo integra o Circuito Virgílio Coelho de Corridas de Rua 2019, organizado pela Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Palmas. A largada da prova será em frente ao Quartel do Comando Geral do CBMTO, localizado na 403 Sul, Avenida LO-09 com a NS-05, pista do antigo aeroporto, e terá duração de 1h45.
Neste ano, a competição será realizada às 18h45. De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Reginaldo Leandro da Silva, a mudança no horário da prova, que antes acontecia no período matutino, foi em razão das altas temperaturas e baixa umidade do ar no mês da corrida. “A Corrida do Fogo não consiste apenas no momento da prova. Pensamos em toda estratégia no sentido de que a corrida se estende, também, à premiação. Assim, no período noturno, a temperatura e a Umidade Relativa do Ar são mais compatíveis para a prática de esportes. Nossa intenção é dar aos atletas condições para realizarem uma boa prova pensando, em primeiro lugar, na saúde de cada um”, explicou.
Segundo ele, a expectativa para esta 14ª edição é de preencher todas as vagas fornecidas e proporcionar a todos um momento de entretenimento. “No ano de 2018, a corrida foi um sucesso. Nesta edição, será ainda melhor. Nossa meta é de alcançar o número máximo de inscritos e de proporcionar a todos um bom momento de lazer, com uma prova de qualidade e todo o suporte necessário para que tenham sucesso em todo o percurso e êxito nos resultados”, afirmou.
Conforme o regulamento, a Corrida do Fogo será dividida nas categorias: Individual Masculino, Individual Feminino e Bombeiro Militar (masculino e feminino), onde cada atleta poderá de inscrever para o percurso de 5 km ou de 10 km, conforme as especificações contidas no documento.
Idade
De acordo com a determinação da Confederação Brasileira de Atletismo, a idade mínima para participação em corridas de ruas é de 16 anos para percursos menores que 10 km. Dessa forma, os atletas menores de 18 anos só poderão participar da corrida de 5 km, obrigatoriamente com autorização por escrito dos pais ou responsável legal e cópia do documento de identidade.
A categoria Bombeiro Militar poderá ser disputada nos percursos de 5 km e de 10 km e será dividida em dois grupos: o primeiro, com idade igual ou inferior a 40 anos. Já o segundo, com idade superior a 40 anos. Para a categoria Bombeiro Militar Feminino, poderá competir todas as bombeiras, independente da idade, para o percurso de 5 km. Ambas as categorias com profissionais, exclusivamente, do Tocantins.
Kits
A entrega dos kits de corrida acontecerá nos dias 27 e 28 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em local a definir, que será divulgado no site www.bombeiros.to.gov.br. O atleta que não retirá-lo, em data e horário estipulado pela organização, ficará impedido de participar da prova e perderá o direito ao kit.
Premiação
Haverá premiação em troféu e em dinheiro para os cinco primeiros colocados na categoria Individual Masculino e Feminino 10 km, sendo R$ 500,00 para 1º lugar, R$ 300,00 para o 2º, R$ 200,00 para o 3º, R$ 150,00 para o 4º e R$ 100, 00 para o 5º. Os cinco primeiros colocados do percurso de 5 km serão premiados com troféus.
Já para a categoria Bombeiro Militar Masculino e Feminino, os classificados até a 3ª colocação receberão troféu e dinheiro, sendo R$ 300,00 para o 1º lugar, R$ 200,00 para o 2º e R$ 100,00 para o 3º. Os classificados em 4º e 5º lugar receberão troféus.
Ação Social
Assim como nas edições passadas, a Corrida do Fogo terá uma ação social. Neste ano, a competição ajudará na construção do Hospital do Amor de Palmas. Será disponibilizada aos atletas a possibilidade de fazer uma doação no ato da inscrição, no valor de R$ 10,00 ou R$ 20,00. O dinheiro arrecadado com as doações será entregue, na totalidade, ao representante do hospital na Capital.
Fonte: Ascom Corpo de Bombeiros
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