Por Larissa Marra

A Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovada pelo Congresso Nacional para o exercício de 2020 e sancionada pelo Presidente da República, aponta uma redução veiculada ao MEC de 3,5%, em relação ao ano passado.


Essa redução poderá impactar diretamente nos estagiários, que de acordo, com o reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luiz Eduardo Bovolato, terão que ser reajustados. “A medida que os novos contratos forem acontecendo, teremos que fazer os cortes. Com o orçamento menor, não conseguiremos comportar o mesmo número de estagiários do ano passado”, ressalta.


Em relação aos demais gastos no orçamento, o reitor afirma ainda que, serão feitos reajustes, e que as placas de energia, irão trazer uma economia para universidade, que irá destinar esse recurso para as demais áreas.
Entenda


A UFT é a maior universidade do estado e está presente em seis cidades tocantinenses, com cerca de 18 mil alunos em 60 cursos de graduação, mestrados e doutorados.


A universidade faz um papel relevante na vida do acadêmico ao proporcionar a ele sua primeira oportunidade de atuar na sua área através do estágio facilitando assim sua inserção no mercado de trabalho após formação.