O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) participa nos dias 03, 04 e 05, em Alagoas, de um Encontro de Intercâmbio do COSEMS Alagoas e da sua respectiva Oficina de Planejamento Anual. Também participam os Conselhos do Piauí e do Amapá. O objetivo é o compartilhamento de experiências exitosas realizadas em cada Estado, com foco no aperfeiçoamento da Gestão do SUS.

Durante o encontro, o presidente do COSEMS-TO, Rondinelly Souza, destacou a satisfação em fazer parte desta troca de conhecimentos, uma vez que resultará na junção de forças para se pensar em um SUS mais forte e de qualidade para todos. “Precisamos dar respostas a quem está na ponta e que não tem porta-voz”, reforçou. Uma das experiências apresentadas pelo Tocantins, foi a instituição no âmbito do Estado do Programa de Governança da Informação, o primeiro a ser implantado por um COSEMS do Brasil.

O programa é uma estratégia para articular e impulsionar a Gestão da Informação pelo gestor municipal, de forma a ampliar a qualidade do dado coletado, agilizar o acesso a informações e melhorar a tomada de decisão. Desde a sua instituição, o COSEMS-TO vem promovendo cursos de capacitação aos gestores sobre ferramentas de sistemas de informação do SUS.

Na ocasião, o presidente do COSEMS-AL, Rodrigo Buarque, ressaltou a importância da troca de experiências sobre o SUS com gestores representantes dos Estados de TO, AP e PI e da importância da interação entre as duas regiões, como estratégia para tornar o Sistema mais sólido e próximo da população usuária mais vulnerável.

Também participam do Encontro a Diretoria Executiva do COSEMS-TO e membros do Conselho Fiscal.