Caso foi registrado em Porto Nacional

Uma moradora de Porto Nacional, região central do Tocantins,  fez um áudio que sensibilizou as redes sociais. Professora Luzia conta que os pais idosos contraíram Covid e questiona os protocolos na cidade.

Porto está em alta de casos de covid e já teve 400% de aumento no último mês.

Ela alega que não houve nenhum acompanhamento por parte da equipe de saúde e disse ter também dificuldade de conseguir falar com a equipe para conseguir até soro.

Em vários momentos no áudio ela mostra desespero com a situação. “Quero dizer que o protocolos do município é um protocolo assassino , que não atende o que a pessoa precisa, deixa a pessoa isolada em casa sem o menor atendimento, sem nada, não tem acompanhamento médico”, alega.

Ela reclamou que estaria segundo ela “mendigando” um soro para que os pais fiquem mais fortes. “É só um jogo de empurra”, disse.

“a pessoa tem que esperar 10 dias para fazer o teste e simplesmente te mandam para casa”, disse. Ela chegou a dizer que está com sintomas de Covid também.

“Se depender do serviço de saúde o que foi gasto com minha família foram apenas dois testes. O que mata é o descaso”, diz.

A moradora chega a pedir que todos compartilhem o áudio e apelo da moradora. No próprio áudio ela demonstra cansaço ao falar.

A prefeitura

A Gazeta do Cerrado solicitou na tarde desta quinta-feira, 16, uma posição da prefeitura de Porto sobre o protocolo de Covid na cidade.

Em nota, o órgão informou que a Rede Municipal da Saúde foi toda estruturada na Atenção Básica e Especializada, com investimento em infraestrutura, ambiência com mobiliários, equipamentos e processos de trabalho sólidos, além de uma equipe altamente capacitada. Esses avanços e resultados possibilitam, diariamente, um cuidado resolutivo com a população e atendendo às diversas demandas.

Em relação ao enfrentamento à Covid-19, o Município segue os protocolos clínicos com embasamentos científicos, discutidos continuamente com os profissionais da Rede e, também, com especialistas da área.

É realizado o acolhimento dos pacientes, testagem rápida e demais exames para o diagnóstico da Covid -19, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), UPA e na Unidade Mista de Saúde de Luzimangues.

São ofertados kits de medicamentos para os pacientes confirmados, além do monitoramento diário dessas pessoas por uma equipe multiprofissional e pelo Núcleo de Vigilância em Saúde, via telefone. A Saúde Municipal ainda oferta o Teleatendimento Médico (consulta e avaliação), para favorecer a comodidade dos pacientes que estão em isolamento domiciliar.

O protocolo é claro. Caso o paciente não se sinta bem, é imprescindível que procure os serviços de saúde de imediato. Como forma de acolher essas demandas de pacientes positivos para Covid-19 e os casos suspeitos, foi inaugurada e está em pleno funcionamento a Unidade Municipal de Referência à Covid-19, toda equipada inclusive com respiradores, medicamentos e equipe capacitada para dar suporte resolutivo no cuidado da população. A única do Tocantins.

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, agradece às centenas de trabalhadores da saúde do Município, que diuturnamente tem trabalhado com compromisso e competência, visando, impreterivelmente o bem-estar de todas as pessoas.