Entre os sindicatos, estão o de trabalhadores da Construção Pesada e de servidores municipais de seis cidades do Estado.
O presidente da Força Sindical-TO e da Fesserto (Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos do Tocantins), Carlos Augusto Melo de Oliveira (Carlão), esteve, nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, com secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Carlos Cavalcante Lacerda, para fazer gestão em prol da criação de novos sindicatos no Tocantins. A reunião ocorreu em Brasília.
Ao todo, são dez sindicatos que têm sua documentação tramitando no Ministério do Trabalho e aguardam a aprovação definitiva da carata sindical. Entre esses sindicatos estão os de servidores municipais de Xamabioá, Araguanã, Araguatins, Palmeirópolis, Paranã e São Salvador do Tocantins, na esfera municipal. Na esfera estadual, Carlão faz gestão em prol do Sindicato de Servidores da Assembleia Legislativa, entre outros. Já no setor privado, o líder sindical pediu celeridade nos processos de criação do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada (operários que prestam serviços para as grandes empreiteiras).
“No momento em que os direitos dos trabalhadores estão sendo atacados e há um lobby imenso para redução das conquistas, nós da Força Sindical-TO e da Fesserto vamos lutar para que todos tenham seu órgão representativo”, frisou Carlão.