Todas as pessoas têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e crianças e adolescentes de Taquaralto, dos Aurenys e do Taquari realizarão uma pesquisa sobre o tema para conhecerem mais os seus territórios.
“Com a pesquisa vamos saber mais sobre meio ambiente, poluir menos e não gastar o nosso tempo jogando lixo em qualquer lugar”, disse Ana Clara Ferreira, 11 anos. A proposta é que as crianças e os adolescentes conversem com as pessoas da comunidade e apliquem um questionário para identificar os problemas ambientais, as nascentes, os córregos e verificar se as ações do entorno agridem o meio ambiente e como ele pode ser protegido.
A pesquisa é parte do módulo sobre meio ambiente do curso de Assessores/as Populares realizado pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) Glória de Ivone com o apoio da KZE/Misereor e parceria da Faculdade Católica do Tocantins e da Prefeitura de Palmas.
O curso é parte do projeto Promoção e proteção dos direitos humanos de crianças e adolescentes, reforma política e democracia no estado do Tocantins e de acordo com a coordenadora, Bárbara Xavier, cerca de 120 crianças e adolescentes estarão envolvidas na pesquisa. “A ideia é que nas próximas oficinas seja dada visibilidade a esses dados para que outras pessoas também tenham acesso, inclusive gestores públicos a fim de que eles saibam que as crianças e os adolescentes têm condições de avaliar e identificar se o espaço onde eles vivem garante ou não os direitos deles”, disse a coordenadora.