Larissa Marra – Jornalista Gazeta do Cerrado
Pensando numa melhor forma de se utilizar as máscaras de proteção em meio a pandemia do novo coronavírus, a enfermeira, Leilane Aparecida Aires Cavalcante, colocou a criatividade em prol da solidariedade. Ela criou máscaras utilizando os antigos laudos de raio x do Hospital Geral de Palmas (HGP).
De acordo com a enfermeira, a ideia surgiu após ver uma publicação na internet. “Fiz um ofício e solicitei ao departamento responsável pelo setor de radiografia e ressonância do HGP, os exames antigos para ter material para fabricar as máscaras”, conta.
Com o material em mãos, Leilane pegou o molde na internet e montou com elástico e ilhóes. Foram fabricadas 50 máscaras que serão doadas amanhã, 28, na sala vermelha, na recepção e para os maqueiros do Hospital Geral de Palmas.
“Essa é uma máscara que protege todo o rosto, os olhos, boca, nariz e que você pode utilizar mais de uma vez, basta higienizá-la com o álcool 70%”, ressaltou a enfermeira.
Leilane pede ainda que caso alguém queira doar antigos exames de ressonância, tomografia, mamografia e raio x, ela vai até a casa das pessoas buscar a matéria prima para fabricar mais máscaras. Ela também se disponibiliza a ensinar na criação das máscaras.
O objetivo é proteger os profissionais da saúde contra a covid-19. Equipamentos de proteção são de suma importância nesse processo.
Leia também- Live Gazeta: Tocantins segue no isolamento social e vida humana é a prioridade