Equipe Gazeta do Cerrado
Mais uma vez o twitter foi palco de discordâncias e troca de farpas por causa da crise gerada pela covid-19.
Tudo começou com um post da prefeita Cinthia Ribeiro. “A julgar pelos dados oficiais divulgado pelo Integra Saúde Tocantins, a população de Palmas tem toda razão em estar alarmada com a taxa de ocupação de UTI/COVID. Temos q assegurar aos que precisarem, que o atendimento seja aqui e não em outros municípios, como já está acontecendo“, disse.
As criticas do deputado estadual Jorge Frederico, em sua conta no Twitter veio em seguida.
“No mínimo estranho a @CinthiaCRibeiro com medo da possível transferência de pacientes de Palmas pra fora. Em 2020 a prefeitura recebeu R$ 20 mi do gov federal e não abriu nem 1 leito de UTI na cidade“, disse.
Ele completou ainda: “As 143 Utis covid do SUS abertas pelo @governoTO espalhadas pelo TO são pra atender o paciente que precisar. Só em Palmas, o Estado tem 55 uti covid . A vaga não é pra região, mas pro paciente. E não é só covid, o Dona Regina que deveria atender só gravidez de risco, tem que fazer até parto normal simples pq @cidadepalmas não tem maternidade pública. São prioridades que precisam ser prioridades de fato“, questionou.
A prefeita Cinthia Ribeiro respondeu o parlamentar para que o mesmo colocasse em pauta a aprovação do estado de calamidade de Palmas e outros municípios do Tocantins.
“Estranho é um deputado não conhecer o funcionamento da média e alta complexidade hospitalar e as competências do Governo Estadual. Ficaria feliz se sua preocupação colocasse em pauta a aprovação do estado de calamidade de Palmas e outros municípios tocantinenses. Ajuda aí!”.
Jorge continuou: “Será que a MINHA opinião p/ Palmas q tem capacidade FINANCEIRA manter UTIs COVID tá errada?? Não podem continuar punindo comerciantes e pessoas que precisam trabalhar. Deixa de burocracia e mimimi. Recurso veio! Então implante mais UTIs que da segurança à todos“, disse.
A ocupação dos leitos na capital aumentaram nos últimos dias o que tem gerado preocupação.
Veja também:
Com “explosão” em Palmas, sexta tem 555 novos infectados por covid e maioria dos internados em UTI