Neste domingo, 18, ocorreu a abertura do Cruzeiro do Sul Exercise (Cruzex), reunindo quase 2000 militares. O evento foi organizado pela Força Aérea Brasileira.

Neste ano, 13 países e 100 mais 100 aeronaves participam dos treinamentos, que acontecerá até o dia 30 de novembro. Países como Brasil, Chile, Uruguai e França estão pressentes com aviões e militares. Está é a 8ª edição e ocorre em Natal, Rio Grande do Norte.

 

CRUZEX 

Trata-se de um exercício operacional, promovido pela Força Aérea Brasileira, visando o treinamento de militares para o combate aéreo em possíveis cenários de conflitos. O principal objetivo é manutenção da paz entre as nações, por esse motivo, os treinamentos são realizados com militares de diversos países.

Dentre os principais exercícios desenvolvidos durante os dias do evento, encontra-se os de salvamento em combate, reabastecimento aéreo e busca por possíveis desaparecidos. A interação entre os países é de grande valia para a Força Aérea, pois dessa forma, os militares estarão mais preparados para a integração em grandes conflitos.

Os cenários para o treinamento envolvem guerras convencionais e não convencionais, promovendo uma preparação onde aeronaves decolam em sequência para realizarem missões com objetivos comuns. No cenário não convencional, o combate é feito entre forças paramilitares, dessa forma, os participantes se preparam para missões onde a Organização das Nações Unidas(ONU) atua.