Divulgação: Imprensa

Adotando a política de inclusão e diversidade em todas as suas ações, o Grupo Vozes de Ébano, formado pelas artistas Cinthia Abreu, Fran Santos e Malusa, que se apresenta no próximo mês de agosto em Palmas, está com seleção aberta exclusivamente para pessoas negras, que possam desempenhar a função de Apoio Técnico dos espetáculos. Os selecionados irão atuar com atividades de recepção, bilheteria e portaria, dentre outras, nos dias de evento.  “Com mais essa iniciativa, queremos demonstrar o compromisso desse projeto com a promoção de oportunidades para pessoas negras”, justificou a vocalista e responsável pelo projeto do Grupo Vozes de Ébano, Fran Santos.

As inscrições abrem nesta terça-feira, 30, e seguem até 3/08. São oito vagas para trabalhadores de todos os gêneros e, entre os critérios, além de ser negra ou negro, é necessário ter idade mínima de 18 anos, bem como disponibilidade nas datas das apresentações (16 e 17/08), nos períodos vespertino e noturno. O pagamento será feito por diária e também haverá certificação. Os interessados devem fazer o cadastro no formulário disponível na bio do instagram @vozesdeebano.

  • A seleção de candidatos exclusivamente para negras e negros para esta função no projeto Vozes de Ébano tem o intuito de contribuir com a redução das desigualdades sociais e econômicas pelas quais ainda passam a mão-de-obra negra. Apesar de serem 56,1% da população brasileira em idade de trabalhar, os negros correspondem a mais da metade de pessoas que estão fora do mercado de trabalho (65,1%), segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). “A nossa intenção é de ir na contramão desses números, por isso o projeto Vozes de Ébano tem uma equipe formada por 80% de pessoas negras”, reforça Fran Santos.

O show

Com lançamento no mês chamado de Julho das Pretas, o projeto é encabeçado por três artistas negras e traz mensagens que instigam o combate ao racismo e ao preconceito. Neste contexto, a rede social @vozesdebano traz posts em referência a frases racistas, trends de frases clichês usualmente aplicadas a mulheres negras, dados de violência de pessoas pretas e muito mais. Já o show conta com as três cantoras, acompanhadas de banda formada por bateria, guitarra/violão, percussão, piano e metais.

O repertório do show “Minha Voz é Resistência” apresenta uma mistura de gêneros e estilos, desde os primeiros tempos do jazz e do blues até os sucessos contemporâneos da música pop, R&B e hip-hop, compostos e/ou interpretados por artistas como Elza Soares, Alcione, Liniker, Leci Brandão, Dona Ivone Lara, Sandra de Sá, Martnália, Iza, Margareth Menezes e Fat Family, dentre outras. Cada performance é carregada de emoção, resistência e esperança, mostrando a força inabalável de mulheres que, apesar dos desafios impostos pelo racismo e pelo sexismo, continuam a lutar por seus espaços e direitos.  As canções serão intercaladas com poesias e textos que destacam o empoderamento negro, como de Victoria Santa Cruz e Conceição Evaristo.

Projeto

O show “Minha Voz é Resistência” assim como o Instagram @vozesdebano integram o projeto “Vozes de Ébano”, proposto pela produtora cultural e cantora Fran Santos. A iniciativa foi contemplada por editais da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Fundação Cultural de Palmas e Secretaria Estadual da Cultura.

Ficha Técnica

Patrocínio: Lei Paulo Gustavo (LPG), da Fundação Cultural de Palmas e Secretaria Estadual da Cultura.

Administração: Fran Santos

Direção-geral e preparação vocal: Mello Júnior

Direção instrumental: Maestro Bruno Barreto

Cantoras: Cinthia Abreu, Fran Santos e Malusa

Banda: Cleyton Silva – Teclado, Felipe Japa- Guitarra e violão, Alves Bass – Baixo, Rudson Ferreira- Bateria, Nal – Percussão, Bruno Barreto- Saxofone e Sidney Victor- Trompete

Produção Executiva: Cinthia Abreu, Fran Santos e Emivaldo Andrade

Assistente de Produção: Francilda Santos e Wanda Citó

Mestre de Cerimônias: Maria José Cotrim

Videomaker: Elton Abreu

Fotografia: Vinnie Parente

Coordenação Comunicação e Publicidade: Cinthia Abreu

Social Media: Hyvanna Corrêa

Designer gráfico: Ana Kárita

Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu e Shelsea Lima

Prestação de Contas: Fran Santos e Vilma Silva

Articulação/ Coletivos: Diego Panhussatti (Enegrescer), Lena Rodrigues (Movimento Negro Unificado) e Janaína Costa (Ajunta Preta)

Maquiagem: Isabela Bernardes

Apoio: Gazeta do Cerrado, Luky Comunicação Visual, Loja Lays Beach Wear e Casa da Cadeira

Show “Minha Voz é Resistência”

Quando: Dias 16 e 17/08

Horário: 19h30

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)

Pontos de Venda: Site Sympla ou loja Lays Beach Wear

Informações: Instagram @vozesdebano