
A relação entre música, cultura e ancestralidade ganha novas cores e sons com o lançamento do videoclipe “Uturá Lysina – Festa do Peixe”, gravado na aldeia Wari Lyty do povo Karajá Xambioá, em Santa Fé do Araguaia, e dirigido por Marco Aurélio Jacob. A produção é fruto de uma parceria entre o artista e compositor mamedkarin, e Adão Ytxel Karajá, além do povo Karajá Xambioá, em um trabalho que une respeito, identidade e colaboração.
A canção nasceu de um pedido do amigo e parceiro Adão Ytxel Karajá, durante uma visita de mamedkarin à aldeia Wari Lyty. “Nosso amigo Adão me pediu uma música para a Festa do Peixe, que ocorreria dali a um mês. Com a ajuda dele, compusemos a letra — a música é minha e dele. A motivação veio de um convite, de uma provocação mágica, pelos próprios povos Karajás. Isso é maravilhoso”, conta Mamed.

A trajetória do compositor com as culturas indígenas vem de longa data. Em 2015, durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas em Palmas, Mamed já havia composto “Jogos da Paz”, canção que marcou o evento e se tornou símbolo de respeito e união entre etnias. “Desde aquele momento, eu me senti tocado pela força e pela beleza do movimento indígena. De lá para cá, essa relação só cresceu — e hoje é uma realização poder devolver em forma de arte o carinho que recebi dos povos Karajás”, relembra.
O videoclipe, filmado durante a tradicional Festa do Peixe (Uturá Lysina), retrata os rituais e a cosmogonia do povo Karajá Xambioá, mostrando ao público um pouco da espiritualidade, das cores e das danças que envolvem o ciclo das águas e da vida no Araguaia.
“Um sonho que se torna realidade, unir as artes visuais, que estão na fotografia, no grafismo e nos artefatos Iny Karajá e em sua cosmogonia mitológica ancestral, através do mito do estrela Tainaky, que desce para se casar com a bela indígena e ensina a fazer a roça, e a música “Uturá Lysina” Festa do Peixe, de mamedkarim e do Prof Adão Ytxeo Karajá. Sem dúvida nenhuma uma honra que pude fazer parte e agora mostrar ao grande público a riqueza cultural que um de nossos povos originários tem para mostrar e enriquecer ainda mais a cultura brasileira!” Ressalta do diretor do videoclipe Marco Aurélio Jacob, sócio fundador da Gazeta do Cerrado.

“A alegria é imensa de ver esse trabalho pronto. É um presente poder cantar e viver essas histórias com eles. Já tivemos a honra de participar de duas festas, inclusive a da tartaruga, para a qual também compusemos uma música. Essa relação é cultura, é ativismo e é ancestralidade”, completou Mamed Karin.
O videoclipe será lançado oficialmente durante a Exposição Maniò – ReflorestarMentes, no Ateliê Raízes Criativas, em Palmas, com exibição para imprensa e convidados no dia 30 de outubro, e abertura ao público no dia 31.

A programação inclui:
Evento: Exposição Maniò – ReflorestarMentes
Lançamento do videoclipe Uturá Lysina – Festa do Peixe Karajá-Xambioá, do artista Mamedkarin
Pocket show de lançamento do álbum Tropicatira Vol. II, da banda Bonovo
Pocket show da Masterholic
Abertura ao público: 31 de outubro, às 19h
Local: Ateliê Raízes Criativas – 108 Norte, Al. 12, nº 38, Palmas (TO)
Classificação: Livre
Informações: (63) 98115-9796
Realização: RAKA Comunicações, Circulus – Instituto de Economia Criativa
Fundação Cultural de Palmas | Prefeitura de Palmas | MinC | Governo Federal | PNAB
Apoio Cultural: Masterholic
Um encontro de culturas, sons e saberes que celebram a força criativa dos povos originários e da arte contemporânea tocantinense.
Ficha técnica do videoclipe “Uturá Lysina”
Composição da musica Uturá Lysina: @mamedkarin e @professor_ytxeo
Roteiro e Direção: @marcojacobbrasil
Produção: @kundionan_karaja
Técnica de Som, Co Produção e Fotografia: @masterholic.studios
(MASTERHOLIC STUDIOS)