
No dia 10 de outubro, às 16h, o CEU das Artes (Pracinha da Cultura), em Taquaralto, será o palco para o lançamento do segundo livro de poesias de Luciana Andradito, “Corpilhas”.
A estreia de “Corpilhas” em Palmas acontecerá como parte da programação da 1ª FLIFEM – Feira Literária Feminina de Palmas e contará com apresentação e mediação da professora da Unitins Drª Kyldes Vicente. Na ocasião, além de uma imersão na obra com a presença da autora, espaço para perguntas e leitura de poemas, também serão sorteados exemplares do livro para os participantes do evento.
Com 50 poemas inéditos, divididos em sete “arquipélagos poéticos”, a obra parte das inspirações geográficas, transculturais e emocionais ligadas ao conceito de ilha, para construir versos que levam o leitor a uma jornada criativa e intensa, das margens do rio Tocantins aos cantos mais remotos da Micronésia, Caribe, Mediterrâneo e América Latina.
Andradito, hoje radicada no município de Pedro Afonso, escolheu Palmas para um dos lançamentos do seu livro por ser a cidade onde viveu por mais de 20 anos e onde mantém seus laços afetivos e artísticos. “A maior parte dos eventos de literatura e cultura ainda acontecem em Palmas. E poder fazer parte da FLIFEM para mim é uma alegria imensa e um marco da literatura feminina tocantinense”, ressalta a autora. Outro lançamento está previsto para a cidade de Araguatins (TO) em novembro.
Os exemplares do livro estarão disponíveis para venda no local, e também poderão ser adquiridos diretamente com a autora pelo perfil do Instagram @lucianaandradito ou no site da editora Toma Aí Um Poema com frete grátis para todo o Brasil.
“Corpilhas” foi publicado por meio da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, com recursos do Ministério da Cultura operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins. As ilustrações do livro são do artista tocantinense Álvaro Maia, e o projeto gráfico é assinado por Jéssica Iancolski. “Corpilhas” é publicada pelo selo Toma Aí um Poema (TAUP).
FLIFEM: evento destaca presença de mulheres na literatura
“Ainda que sejamos quem mais lê em nosso país, somos também as menos lidas”, afirma Celine Azevedo, idealizadora e co-organizadora da primeira Feira Literária Feminina de Palmas.
A 1ª FLIFEM abre espaço e coloca em posição de protagonismo mais de 33 mulheres, dentre escritoras, musicistas, palestrantes, oficineiras e artistas. Segundo a organização, o intuito do evento é combater a “dupla invisibilização” que a arte produzida por mulheres do norte do país enfrenta, tanto por questões de desigualdade de gênero, quanto pela distância geográfica dos grandes centros.
Além do lançamento de “Corpilhas”, o evento contará também com uma diversificada programação de palestras, oficinas, lançamentos literários e apresentações culturais.
Serviço

- Lançamento do livro “Corpilhas” em Palmas
- Data: Sexta, 10 de outubro
- Horário: 16h
- Local: CEU das Artes (Pracinha da Cultura de Taquaralto)
- Entrada: GRATUITA
Para mais informações: entre em contato com a assessoria de imprensa pelo telefone: (63) 98132 0698
Sobre a autora

Luciana Andradito (1989) é cearense de Fortaleza e tocantinense desde 1999. Atualmente, vive entre os dois rios de Pedro Afonso (TO). Poeta, escritora e artista, formada em Artes-Teatro pela Universidade Federal do Tocantins. Publicou o livro “Primeira Aparição da Manhã” (TAUP, 2022). Integra os coletivos Escreviventes, LIZETE e TPM – Tensão Pós-Marcelino Freire. Colabora como poeta no portal Fazia Poesia. “Corpilhas” é seu segundo livro.
Sobre o ilustrador
Álvaro Maia, é quadrinista e ilustrador, natural de Teresina/PI, mas radicado no Tocantins desde 1996. Já publicou no site Agência Pública, participou do projeto Arte ao Cubo, ministra oficinas de quadrinhos, ilustra livros, desenhou Kriança Índia, personagem de Rafa Campos; publicou Vicente – Lua cheia, juntamente com Pablo Marquinho; participou da coletânea Grandes Sucessos da Brasa Editora; é co-criador da revista Mil Grau e autor da webtira Nosferatu.
Tácio Pimenta