O primeiro Curso de Capacitação para Guarda Parques do Distrito Federal está sendo realizado com grande sucesso na trilha do calango, no bairro Lago Oeste. Com duração de 20 dias e totalizando 200 horas, o curso é uma iniciativa do Guarda-Parque, presidente da Associação de Guarda Parques do DF e também biólogo Danilo Badke, em parceria com o Gestor Ambiental Thyago Dantas, ambos formados como Guarda-Parques no Estado do Amapá, sob a mentoria do engenheiro agrônomo Marcelo Segalerba, idealizador de cursos de formação e da profissão de guarda parques no Brasil.
O objetivo do curso é formar novos guarda-parques, capacitando esses guardiões para executarem com excelência suas atribuições dentro das Unidades de Conservação (UCs), bem como incluir outros guarda-parques que atuam no bioma Cerrado, como é o caso dos estados de Goiás e Tocantins. O curso conta com subsídios da Federação Internacional de Guarda-Parques, The Thin Green Line e Rangers Foundation, e com a parceria da Associação dos Guarda-Parques do Amapá, Trilha do Calango, ICMBIO, PM-DF, Peçonhentos Brasil, Ide Brushcraft, WWF Brasil, entre outras instituições.
Para a Guarda-Parque Marina Morenna, do estado do Tocantins, essa capacitação vai além de formar novos guardiões das Unidades de Conservação. Ela visa também capacitar os guarda-parques mais antigos e propõe não apenas teoria, mas também vivências e, o mais importante, a prática e o entendimento das inúmeras atribuições desses profissionais que trabalham em prol da conservação dos recursos naturais.
A Guardiã, que aguardava ansiosamente por essa capacitação desde que se tornou Guarda-Parque efetiva em 2015, afirma que esses dias estão sendo a realização de um sonho, e que irá compartilhar os conhecimentos adquiridos com seus colegas guardiões das UCs do estado do Tocantins.
O Guarda-Parque Nerivan Silva, do Amapá, é uma inspiração para os Guardiões brasileiros, com sua vasta experiência dentro das UCs. Ele é formado como Guarda-Parque desde 2006 no estado do Amapá e sua bagagem é reconhecida internacionalmente, com inúmeros cursos complementares. Recentemente, participou do curso de Manejo em Áreas Protegidas na Universidade de Denver, no Colorado, e foi instrutor em 26 cursos de formação para Guarda-Parques. Agora, na primeira turma de Capacitação para Guarda Parques do DF, suas técnicas e experiências estão sendo compartilhadas com os participantes.
Dentre os ministradores deste curso, que tem previsão de término em 20/04, já passaram por aqui mestres renomados como Marcelo Pataxó (Manejo do Fogo), José de Abreu (Ecologia), Genebaldo Freire (Educação Ambiental), Cláudia Rocha (Mamíferos do Cerrado), Osvaldo Barassi ( Técnicas e Manejo com Drones).