De acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do mercado formal, referentes até o mês de dezembro do ano de 2020, é possível perceber que os efeitos negativos causados pelo isolamento social, trouxe impactos mais acentuados nos grandes centros econômicos do país. No acumulando do ano de janeiro a dezembro, os estados da região sul, sudeste e centro-oeste ainda registram saldos negativos na geração de emprego – Rio de Janeiro -127.155, Rio Grande do Sul -20.220 e Distrito Federal -11.353 -, esse efeito foi sentido com menor intensidade na Região Norte e Nordeste, que no acumulado do ano apresentam saldos positivos na geração de emprego. Os destaques são para os Estados de Roraima 3.777, Acre 4.555, Pará 32.789, Maranhão 19.753 e Tocantins 7.271.

Nesse contexto, o Estado do Tocantins está entre os cinco que mais geraram empregos na variação relativa de criação de postos de trabalho formais, no acumulado do ano de janeiro a dezembro de 2020, segundo dados do CAGED, divulgados na manhã desta segunda-feira, 28, pelo Ministério da Economia. Os dados apontam que pelo oitavo mês consecutivo, ou seja, desde maio de 2020, o nível de emprego vem reagindo com consistência e demonstrando a capacidade reativa que a economia tocantinense tem de superar a crise global, e foi assim também, durante a crise econômica de 2015 e 2017. O Tocantins foi um dos últimos Estados a entrar no processo e um dos primeiros a sair dele.

No acumulado do ano, considerando o período de janeiro a dezembro, a variação relativa do saldo de empregos no Tocantins foi de 3,83%, o quinto melhor desempenho do país, sendo superado apenas pelos Estados do Roraima 6,86%, Acre 5,77%, Pará 4,46% e Maranhão 4,11%.
Nesse mesmo período, no Tocantins, foram registradas 67.147 admissões, contra 59.876 desligamentos, deixando um saldo positivo de 7.271 novos postos de trabalho no mercado formal de trabalho. O saldo é a diferença entre número de admissões menos os desligamentos em um determinado período, os dados apontam uma tendência de recuperação do emprego.

Comércio e serviços apresentam melhor desempenho

Os setores econômicos com os melhores desempenhos foram o comércio com saldo de 271 empregos e o de serviços com 314. Só no mês de dezembro o setor de serviços contratou 1.686 trabalhadores e demitiu 1.372 deixando um saldo positivo de 314 novos postos de trabalho.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, os números são reflexo dos esforços do Governo para preservar empregos e criar postos de trabalho mesmo em meio à crise atual. “Temos trabalhado e investido na aproximação com o empresário, fomentando ações que contribuam para apontar soluções e garantir que esse empreendedor mantenha sua empresa aberta e continue gerando emprego e renda para a população, mas não apenas isso, queremos que ele cresça e se desenvolva, para que mais pessoas possam ser empregadas, o foco é a garantia de que todos os tocantinenses possam ter condições de sustentar a família de forma digna”, apontou.

Ações do Governo do Estado

Os resultados positivos de 2020 provam que essas iniciativas e ações contribuíram para reduzir os impactos dos meses difíceis que o empresariado enfrentou ao longo do ano e preparou o terreno para que 2021 possa ter números ainda melhores. “Uma das premissas da gestão do Governador Mauro Carlesse é tornar o Tocantins um estado cada vez mais promissor. As políticas de incentivo fiscal, o potencial logístico e as obras estruturantes são apenas algumas das muitas iniciativas que se somam para alavancar o desenvolvimento econômico e social deste Estado”, concluiu.