Dado positivo, fortalece o sistema de saúde e auxilia na elaboração de políticas públicas ainda mais eficientes

 

Guilherme Lima/Governo do Tocantins

 

Palmas ocupa o 1º lugar entre as capitais da Região Norte do Brasil com maior acesso à saúde – Crédito: Divulgação/Governo do Tocantins

 

Um levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), publicado nessa terça-feira, 14, coloca o estado do Tocantins em destaque, com Palmas ocupando o 1º lugar entre as capitais da Região Norte do Brasil com maior acesso à saúde. O Governo do Tocantins gerencia duas unidades hospitalares em Palmas: o Hospital Geral de Palmas (HGP) e o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), essenciais para atender à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Governador Wanderlei Barbosa destaca que os dados positivos fortalecem o sistema de saúde e auxiliam na elaboração de políticas públicas ainda mais eficientes – Crédito: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

 

“Esses dados positivos fortalecem o sistema de saúde e auxiliam na elaboração de políticas públicas ainda mais eficientes. Quanto maior o acesso aos serviços, melhor a qualidade de vida da população”, destacou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

Como parte da política de fortalecimento dos municípios na garantia do acesso à saúde pela população, o Governo do Tocantins mantém em dia os repasses do Fundo Estadual de Saúde, gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), aos 139 fundos municipais de saúde, com pagamento de mais de R$ 15 milhões para Palmas nos últimos dois anos.

 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, pontuou que o resultado também contribui para aprimorar as ações de saúde – Crédito: Esequias Araujo/Governo do Tocantins

 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destacou que o resultado também contribui para aprimorar as ações de saúde. “A Capital não possui hospital municipal e toda a demanda é absorvida pelas unidades geridas pelo Estado, como o HGP e o Hospital e Maternidade Dona Regina, que juntos realizam cerca de 130 mil atendimentos anualmente”, enfatizou.

 

Governo do Tocantins mantém em dia os repasses do Fundo Estadual de Saúde, com pagamento de mais de R$ 15 milhões para Palmas nos últimos dois anos – Crédito: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

 

O HGP, maior referência em saúde pública do Tocantins, realizou quase 100 mil atendimentos em 2024, acolhendo pacientes do SUS no pronto-socorro adulto, ambulatório de especialidades, internações e cirurgias. Com 40 especialidades médicas, entre clínicas e cirúrgicas, a unidade oferece assistência de média e alta complexidade.

O Hospital e Maternidade Dona Regina é referência para mais de 800 mil tocantinenses. Com uma equipe de 1,1 mil profissionais e estrutura robusta, o HMDR dispõe de 94 leitos obstétricos e ginecológicos, 20 de UTI Neonatal, 20 de Cuidados Neonatais Convencionais e seis na Unidade de Cuidados Neonatais Canguru.