Equipe Gazeta do Cerrado
O número de profissionais da saúde que já foram infectados por Covid no Tocantins seria agora de 24. Após a secretaria informar á Gazeta que seriam nove dentre servidores estaduais, na Assembleia Legislativa durante uma entrevista, o secretário Edgar Tollini disse que seriam 20.
“Já explicamos várias vezes e vamos reiterar mais uma vez. Nenhum servidor que está na linha de enfrentamento está faltando EPI para ele. Tanto que eu vou te dar um número. Você sabe quantos % dos profissionais de saúde infectados, cerca de 20%, sabe quantos % temos no Tocantins, 20 casos, dá menos de 6%, se tivesse faltando EPI eu taria com 20% – cerca de 60 profissionais da saúde infectados e não é essa realidade. O que eles querem é EPI e para todas as pessoas que estão no ambiente hospitalar e não é isso que o Ministério da Saúde tem preconizado”, disse o secretário ao ser questionado sobre EPIs pela imprensa após sessão na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 5.
Conforme dados da vigilância solicitados pela Gazeta, o número agora atualizado é de 24 somando todas as unidades estaduais, particulares e municipais.
Mais de 500 servidores afastados
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) seguindo as recomendações e protocolos do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS), para prevenção e controle da propagação da Covid-19, principalmente nos grupos de riscos, afastou e/ou reduziu a permanência de servidores nas unidades da Saúde de gestão estadual.
Na Gestão Estadual da Saúde foram afastadas de suas funções como forma de prevenção, até o dia 27 de abril – 119 gestantes ou lactantes; 183 idosos acima de 60 anos; 31 servidores com crianças menores de 01 ano e 211 portadores de doenças.
A Gazeta do Cerrado esclarece que todos os dados foram solicitados e repassados pela vigilância.
#SóNaGazeta
#Coronavírus
#ProfissionaisDaSaúde