Após o primeiro decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro sobre a posse de armas, editado em janeiro, o número de registros para civis no Brasil aumentou 10% este ano. De janeiro a março de 2019, foram 9.506 licenças, contra 8.646 no mesmo período do ano passado, segundo dados da Polícia Federal (PF) obtidos via Lei de Acesso à Informação.

Na avaliação dos grupos pró-armas, o crescimento registrado foi pequeno e o decreto assinado em janeiro se mostrou limitado. Com a medida desta semana, que estendeu o direito ao porte a 20 categorias, a aposta é de que haverá uma corrida às lojas de armas.

O presidente Jair Bolsonaro assina o decreto que flexibiliza o porte de armas; em janeiro, medida relativa à posse foi sucedida por aumento de 10% no número de registros Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo

Na esteira da assinatura do decreto, houve uma mudança na lista dos estados com mais registros. O Rio Grande do Sul, historicamente o líder em número absoluto de registros de armas, perdeu a dianteira registrada nos últimos quatro anos.

Aumento de 10% no registro de armas – Polícia Federal

Nos três primeiros meses de 2019, Minas Gerais assumiu o primeiro lugar. Em segundo e terceiro lugares, São Paulo e Rio Grande do Sul, respectivamente, armas registradas.

Após o decreto de janeiro, o estado líder de pedidos deixou de ser o Rio Grande do Sul, que estava à frente nos últimos quatro anos. Até agora, em 2019, Minas Gerais assumiu a dianteira.

ARMAS LIBERADAS

Segundo decreto, armas de fogo classificadas como “curtas” e que usem munição comum, como as pistolas .40, .45 e 9mm, podem ser compradas e carregadas por todos os cidadãos com porte.

Calibres que eram restritos e passam a ser permitidos

Armas – Rep´rodução O Globo

Armas que já eram permitidas

Armas – Reprodução O Globo

Armas que seguem restritas

Armas – Reprodução O Globo

Fonte: O Globo

________________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796