A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que uma nova confirmação para Covid-19 foi detectada nos exames realizados hoje pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen). A paciente que entra para a relação de casos confirmados, reside em Araguaína, se tornando o primeiro caso confirmado na cidade. Com 26 anos, esteve no litoral e em aeroportos de grande fluxo (São Paulo e Brasília) e segue em isolamento domiciliar, tendo apresentado sintomas leves.

Agora, o Tocantins atinge 9 casos suspeitos, sendo 8 deles em Palmas e um em Araguaína. Três pacientes continuam hospitalizados e os demais estão em isolamento domiciliar, seguindo orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS). A paciente que teve a primeira confirmação oficial no Tocantins se recuperou dos sintomas da síndrome gripal e está fora da janela de contágio. Todos os casos são monitorados pelas equipes de Vigilância em Saúde municipais.

Segundo a SES , a rede pública está preparada para a condução de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, sendo o Hospital Geral de Palmas (HGP) o hospital de referência pelo Ministério da Saúde para atendimento de casos que apresentem sintomas moderados a graves.

A evolução dos casos no Tocantins

O primeiro boletim emitido foi no dia 15 de março pela secretaria estadual de Saúde. Nele os dados mostravam: três casos suspeitos oficiais na lista do Ministério da Saúde.

No dia 14 de março
Casos suspeitos oficiais: dois
Nenhum caso confirmado

Dia 15 de março:
Casos suspeitos oficiais: 3
Casos investigados: Sete- três deles em Palmas e o restante nas cidades de Araguaína, Paraíso, Pindorama e Porto Nacional.
Nenhum caso confirmado!

No dia 16 de março:
Casos suspeitos oficias: três
Casos investigados: sete- três deles em Palmas e o restante nas cidades de Araguaína, Paraíso, Pindorama e Porto Nacional.
Nenhum caso confirmado!

No dia 17 de março:
Casos suspeitos: 11 casos suspeitos
Nenhum caso confirmado

No dia 18 de março
28 casos suspeitos- nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Araguaína
01 caso confirmado
07 casos descartados

Veja também Coronavírus: Como se prevenir

No dia 19 de março
38 casos suspeitos_ 23 deles em Palmas, dois em Araguaína e os demais nos municípios de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Miracema, Xambioá e Pedro Afonso, além de uma paciente que reside em outro estado.
01 caso confirmado
06 casos descartados

No dia 20 de março
67 casos suspeitos_ 48 estão na cidade de Palmas, 07 em Gurupi, dois em Araguaína, dois em Pedro Afonso e o restante nas cidades de Bandeirantes do Tocantins, Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Cariri do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Xambioá, Augustinópolis e a paciente que reside em outro estado
01 caso confirmado
16 casos descartados

No dia 21 de março
79 casos suspeitos_
02 casos confirmados
17 casos descartados

Os casos foram notificados nos municípios de Palmas (48 casos), Araguaína (09 casos), Gurupi (07 casos), Pedro Afonso (03 casos), Bandeirantes do Tocantins (02 casos), Nova Olinda (01 caso), Miracema do Tocantins (01 caso), Xambioá (01 caso), Arapoema (01 caso), Paraíso do Tocantins (01 caso), Augustinópolis (01 caso), Cariri do Tocantins (01 caso), Porto Nacional (01 caso), Silvanópolis (01 caso), além de 01 caso de uma paciente que reside em outro estado.

No dia 22 de março

Tocantins confirmou cinco casos
Casos suspeitos: 64

Os casos foram notificados nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Pedro Afonso, Bandeirantes do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Augustinópolis, Pindorama, Porto Nacional, Arapoema, Nova Olinda, Miracema do Tocantins, Cariri do Tocantins, Xambioá, Darcinópolis.

No dia 23 de março

Tocantins confirmou sete casos

No dia 24 de março

Tocantins continuou com sete casos confirmados

No dia 25 de março

Tocantins continuou com sete casos confirmados

No dia 26 de março

Tocantins registrou o  8º caso confirmado, todos em  Palmas. Descartou 75 suspeitas

Todos os tocantinenses podem acessar os dados em tempo real da plataforma criada especificamente para acompanhamento dos casos da doença que se tornou pandêmica. O site de acesso à plataforma é o http://coronavirus.to.gov.br/

A orientação é #FIQUEEMCASA.

Veja  – Efeito pandemia: Governador decreta situação de emergência no Tocantins

 

#SóNaGazeta
#CoronavírusNoTocantins
#CoronavírusEmPalmas

#BoletimEpidemiológico