Na audiência pública sobre a relevância social e histórica do Sistema S para o País, promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, o deputado Osires Damaso (PSC/TO) elogiou o sistema, reforçou que é parceiro, mas defendeu uma maior transparência do serviço prestado.
“Conheço o Sistema S na carne. Já fui beneficiado pelo Sebrae enquanto microempresário. O sistema pode me ver como um parceiro, mas apesar disso, há um sentimento para que haja maior transparência do serviço prestado, uma reavaliação do sistema estado por estado, já que a realidade do Tocantins é diferente, por exemplo, do Piauí”, disse Damaso.
Segundo o parlamentar, o sistema precisa evoluir. “Em relação ao Sebrae, muitas vezes o empresário está com o pé na pequena empresa, mas com estrutura de micro. É necessário expandir o apoio ao pequeno empresário, não focar somente no micro”.
Sobre a expectativa de corte orçamentário no Sistema S, Damaso sugeriu auditorias nos estados. “Hoje o sentimento é a desoneração da carga tributária para que o país possa avançar. Se o governo federal está propondo um corte de 30%, deixo a sugestão para que o Sistema S faça uma auditoria estado por estado. Verificar como cada estado gastou e investiu, o custo de cada capacitação e, a partir desse levantamento, fazer o corte orçamentário. Agindo dessa forma mais transparente, é provável que o corte seja menor, ou quem sabe até haver investimento”.
fonte: Ascom Osires Damaso