Maju Cotrim

O governador Mauro Carlesse fez uma nova dança das cadeiras em alguns cargos da equipe. As nomeações aconteceram na tarde desta terça-feira, 2, no Palácio Araguaia.

Para a pasta de Planejamento foi empossado Sergislei Silva de Moura.

Jairo Mariano, ex prefeito e um dos principais líderes municipalistas do Tocantins, assumiu a Agência de Cultura e Turismo até então ocupada por Tom Lyra.

O Coronel Silva Neto assume o comando da Polícia Militar do Tocantins substituindo Jaizon Veras.

O ex prefeito e irmão do presidente da Assembleia, Otoniel Andrade assumiu a -Secretaria Extraordinária de Políticas de Governo Descentralizadas, da Secretaria Executiva da Governadoria.

(Em instantes mais informações sobre a cerimônia)

Veja os perfis:

Sobre Silva Neto

Formado pela Academia de Polícia Militar de Goiás, ele foi declarado aspirante a oficial no ano de 2000, sendo lotado no 1º Batalhão de Polícia Militar em Palmas (TO). Antes de ingressar nas fileiras da Polícia Militar do Tocantins, foi oficial R/2 na arma de Infantaria do Exército Brasileiro, atuando no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada no Maceió (AL).

Em novembro de 2014, foi promovido ao posto de tenente-coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM), além disso foi promovido ao posto de coronel QOPM pelo atual governador Mauro Carlesse, em 21 de abril de 2019. Ele realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais também pela Polícia Militar do Estado de Goiás em Goiânia (GO).

Possui Especialização em Gerenciamento de Segurança Pública (Cegesp) pela Academia de Polícia Militar de Goiás e em Polícia Judiciária Militar pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Foi integrante da Força Nacional de Segurança Pública, atuando em inúmeras missões dentre elas comandante do 1º Grupo do 4º Pelotão Fox Uno no Estado do Rio de Janeiro (operação Rio I); comandante do 2º Pelotão da Companhia Fox III no Estado do Espírito Santo (operação reconquista II); e oficial auxiliar na Base de Comando Fox IV no Estado do Rio de Janeiro, nos jogos Panamericanos e Para-Panamericanos.

Também foi condecorado, pela Polícia Militar do Estado de Alagoas, com a medalha do Mérito Policial Militar; a Medalha do Sesquicentenário da Polícia Militar do Estado de Goiás, a medalha 10 Anos pelos relevantes serviços prestados pela Polícia Militar do Tocantins e o Diploma de Amigos do Estado do Espírito Santo.

Perfil – Otoniel Andrade

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Otoniel Andrade nasceu em 1960, em Brejinho de Nazaré, então Distrito de Porto Nacional, filho de Antônio Poincaré de Andrade, líder político de toda região, e Dinorah José Costa, professora e também militante popular.

Em 1990 foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 1994 como o deputado mais votado no Estado do Tocantins. Foi prefeito de Porto Nacional por três mandatos (1997-2000, 2001-2004 e 2013-2016).

Entre 2008 e 2009 foi superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral no Tocantins. Foi superintendente da Valec (Tramo Norte) nos anos de 2009-2010. Ainda em 2010 disputou uma vaga na Câmara dos Deputados ficando na segunda suplência de deputado federal.

Otoniel é casado com Terezinha Andrade (Assistente Social e Advogada) e tem três filhos: Letícia Andrade (Médica), Otoniel Andrade Filho (Administrador de Empresas e acadêmico de Direito) e Heitor Andrade (Acadêmico de Engenharia Civil).

Jairo Mariano
Jairo Soares Mariano é formado em Ciências Contábeis, com especialização na área da Administração.
Foi prefeito de Pedro Afonso por dois mandatos consecutivos; ocupou a presidência da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), por duas vezes; foi vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), sendo o primeiro gestor público tocantinense a ocupar o cargo.
Foi presidente do Consórcio Delta do Tocantins e do Território Nordeste do Tocantins, além de ter ocupado a Chefia de Gabinete da Presidência e a Gerência de Defesa do Setor Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). Atuou em diversos conselhos, como o Conselho Estadual de Meio Ambiente, Conselho de Distribuição do ICMS do Tocantins, Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia e Conselho de Energia Elétrica do Tocantins, ambos no Sebrae; e ainda como conselheiro na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
Também integra o Comitê Gestor das Obrigações Acessórias do ISSQN.

Sergislei Silva de Moura

Sergislei Silva de Moura é servidor público efetivo há 20 anos, com formação em Gestão Pública, Tecnólogo em Gestão Contábil
Especialista em Captação de Recursos de Convênios Federais e Operação de Crédito Interna e Externa; trabalhou na Fundação Unitins, de 1993 a 2002, nas áreas de contabilidade e gestão e prestação de contas de convênios federais; trabalhou na Secretaria da Saúde, no período de 2002 a 2009, como coordenador e diretor da área de captação de recursos de convênios e repasse fundo a fundo do SUS. Trabalhou na Secretaria de Planejamento e Orçamento, de 2009 a 2018, como diretor e superintendente nas áreas de captação de recursos de convênios e operação de crédito interna e externa, atuando também na área de emendas parlamentares federais e estaduais.
Foi Secretário Executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria da Fazenda e Planejamento; participou diretamente do reequilíbrio fiscal do Estado do Tocantins em seus Limites Legais, Gestão do Controle do Gasto Público, Captação de Operação de Crédito, como a Ponte de Porto Nacional, Operação do Finisa – Caixa Gestão Pública, Operação BB/SA Parque Tecnológico, responsável pela gestão do Financiamento PDRIS de Obras Estruturantes.

(Em instantes mais informações)