Abertura dos jogos em Palmas – Foto – Mari Rios/Governo do Tocantins
A bola já está rolando desde a manhã da segunda-feira, 24, no Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino 2023, nos gramados de Palmas, capital do Tocantins, que sedia o evento pela primeira vez. A noite foi marcada por emoção e euforia para as alunas atletas de todo o Brasil durante a cerimônia de abertura oficial da 9ª edição do campeonato que ocorreu no ginásio do Colégio Militar Escola Militar Senador Antônio Luiz Maya, com a presença de mais de 500 pessoas, entre comissão técnica, atletas, autoridades e comunidade em geral.
As duas equipes tocantinenses já estrearam com vitórias sobre o Acre e Rio Grande do Norte. Nesta terça-feira, 25, as disputas continuam no período matutino e vespertino, nos seguintes locais: Estádio Nilson Santos; 1° Batalhão da PM; Escolinha de Futebol Nilton Santos; Centro de treinamento do FLA; Centro de treinamento do Palmas.
Rayka Vithoria Venerando, 16 anos, é da Escola Cejar, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, a atleta disse que futebol é tudo para ela, que quer crescer jogando, ser uma profissional. “Não tem como descrever o que que eu sinto por ser jogadora. E este campeonato é uma experiência incrível, porque a gente está representando o estado todo, fazendo uma coisa que você ama fazer. Palmas é sensacional, fomos bem recepcionadas, é uma cidade bonita e pessoas incríveis que a gente conheceu aqui”, elogiou.
Representando o Tocantins na entrada das delegações, as atletas do Colégio Estadual São José, de Palmas, Maria Vitória Pereira de Sousa, 17 anos, e do Colégio Guilherme Dourado de Araguaína, Thais Waiti Calixto Xerente, 15 anos, estavam orgulhosas e felizes pela responsabilidade. “É uma experiência muito grande para nós indígenas, porque é muito difícil a gente ter essa oportunidade de participar de um campeonato nacional. Estou feliz por estar participando representando o meu povo e o Tocantins”, expressou Thais Waiti Calixto Xerente.
Já a atleta Maria Vitória Pereira de Sousa falou da importância do futebol feminino, para mostrar a força e a garra da mulher dentro de campo. “No Brasil a gente não tem um apoio tão legal para o futebol feminino. Então a importância deste campeonato, ver tantas pessoas apoiando, organizando, correndo atrás. Por isso é um orgulho participar, entregar toda a nossa força e mostrar que o futebol feminino tem uma grande importância no cenário esportivo e social. É um meio importante para promover a igualdade e combater a discriminação”, completou.
Cerimônia
Participaram da cerimônia o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, o secretário de Estado de Educação do Tocantins, Fábio Vaz, o secretário dos Esportes e da Juventude do Estado do Tocantins, Elenil da Penha, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e vice-presidente da Federação Internacional Escolar (ISF), Antônio Hora Filho, o presidente da Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE), Lécio Claudio Guimarães.
O ex-jogador de futebol, Washington Stecanela Cerqueira, mais conhecido como Coração Valente do Fluminense, é o Embaixador do 9º Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino, realizado no Tocantins. Representando a CBDE, o craque falou sobre sua carreira, sobre disciplina e treinos e ainda motivou as atletas, que buscam realizar o sonho de serem jogadoras profissionais. Ressaltou que a educação, por meio do esporte, promove a transformação social.
A cerimônia contou com apresentação cultural do Balé Popular do Tocantins e entrada das delegações dos 26 estados e Distrito Federal, juramento dos atletas, técnicos e árbitros. Houve ainda a entrega, pelo presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, de placas de homenagens para o vice-governador Laurez Moreira, os secretários da Seduc, Fabio Vaz e Edinho Fernandes, pelo apoio e suporte na realização do Campeonato Brasileiro.
O secretário da Seduc, Fábio Vaz, desejou boas-vindas para as delegações e ressaltou a importância de Palmas e o Tocantins estarem sediando um evento desta magnitude, um campeonato Brasileiro. Agradeceu o empenho da equipe da Seduc e do governador Wanderlei Barbosa e do vice, Laurez Moreira, pela realização. “Desejo sucesso a todas as atletas, mas de uma forma especial eu quero desejar mais sucesso ainda para as duas delegações do Tocantins, o São José e o Guilherme Dourado, pois vocês nos representam, representam o Tocantins, façam o seu melhor”.
O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, fez um discurso animado, ressaltando as belezas de Palmas, contando sobre sua carreira como treinador de futsal e conclamou as atletas a aproveitarem o momento, “pois é único e que daqui muitas seguirão carreira e outras chegarão a disputar uma Copa do Mundo. Lembrem-se que vocês começaram aqui na capital do Tocantins, no campeonato brasileiro escolar de futebol feminino organizado pela CBDE. Sucesso e bons jogos para todas. Para as nossas representantes, desejo muito sucesso também, mas independentemente do resultado vocês já são orgulho para Tocantins e são as nossas campeãs”, concluiu.
Competição
O campeonato começou nessa segunda-feira e prossegue até sábado, 28, com a cerimônia de encerramento no Estádio Nilton Santos, às 16h15. Serão mais de 800 pessoas, cerca de 500 alunas/atletas, técnicos e chefes de delegação dos 26 estados e do Distrito Federal na disputa que definirá a equipe campeã, que representará o Brasil no Campeonato Mundial Escolar, a ser realizado em julho, no Marrocos, no período de 22 a 31 de julho de 2023. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) com apoio do Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE).
Fonte – Secom Tocantins