Foto – Celso Gick

Já está disponível o primeiro episódio de uma série especial do programa De Papo com Núbia Dourado, gravado durante o 1° Encontro Cultural Indígena Xerente, em Tocantínia. O entrevistado da vez foi o ativista e líder indígena da aldeia Novo Horizonte, Adão Haspomekwa.

O Encontro aconteceu durante a pandemia, sob todos os protocolos de segurança sanitária e representou uma conquista para o povo Xerente às margens do Rio Sono.

Para Adão, o Encontro é mais do que um evento e simboliza a esperança de manter sua cultura viva para as próximas gerações indígenas: “Eu tinha esse sonho de fazer acontecer esse momento de cultura e dança, para mostrar para as crianças, para eles conviverem e aprenderem. Para que essa cultura permaneça viva!”, comenta.

Além de perpetuar a cultura dentro da própria comunidade, um dos objetivos do evento, que aconteceu no Dia dos Povos Indígenas (19 de abril), era promover a cultura Xerente para pessoas de fora. Por isso, participaram do Encontro, caciques, lideranças regionais e pessoas da comunidade em localidades próximas, o que tornou o evento ainda mais simbólico.

Durante o Papo com Núbia Dourado são relembradas as relações de amizade entre o povo Xerente da aldeia Novo Horizonte e a comunidade de Rio Sono. Essa integração é de suma importância para promoção e valorização da cultura indígena, como reforçou na ocasião do evento, o prefeito de Rio Sono, Itamar Martins: “Temos que reverenciar a diversidade, o respeito, e a cooperação entre todos”.

Série especial

Divulgação

O episódio com Adão Haspomekwa, é o primeiro de uma série de três, todos gravados durante o encontro cultural indígena.

Para assistir ao episódio completo, basta clicar no link a seguir. E não deixe de se inscrever no canal da artista e compositora Núbia Dourado, para acompanhar os próximos programas.

Episódio completo

https://www.youtube.com/watch?v=lRtfL3aqZ7Y

Fonte – Tua Produtora