Equipe Gazeta do Cerrado

Mauro Carlesse se consolida como uma nova liderança política do Tocantins após passar por um primeiro turno conturbado e vencer ainda no segundo turno.

Ele que disputou sem sucesso a prefeitura de Gurupi em 2012, não desistiu e chegou para seu primeiro mandato na Assembleia legislativa em 2014.

O primeiro episódio que marcou seu recem mandato foi a prisão na Assembleia Legislativa em razão de uma pensão solicitada pela ex-esposa. O próprio juiz reconheceu que o valor era acima dos padrões.

Carlesse já foi preso por não pagar pensão alimentícia (Foto: Silvio Santos Aleto)

Da prisão em seu próprio gabinete ele foi eleito para a presidência da Casa e se destacou na defesa do Municipalismo no Tocantins.

Carlesse conquistou apoio dos colegas e chegou ao comando do Eatado em caráter interino após a cassação de Miranda.

Confira mais sobre o perfil de Carlesse:

 

Carlesse se consolida como liderança política no Tocantins (Divulgação)

Mauro Carlesse nasceu no município de Terra Boa, Paraná, 25 de junho de 1960. No Tocantins, ocupou-se como empresário e agropecuarista. Iniciou a carreira política ao se filiar ao Partido Verde (PV) em 2011, quando então já exercia a presidência do Sindicato Rural de Gurupi.

Foi candidato a prefeito daquela cidade nas eleições de 2012. Em 2013, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e candidatou-se a deputado estadual em 2014, conquistando uma vaga para a 8ª Legislatura.

Atualmente é filiado ao PHS. No dia 08 de julho de 2016 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019. Após a cassação do Governador eleito em 2014, Marcelo Miranda, ele se tornou o Governador Interino do Estado do Tocantins.

Mauro Carlesse já foi presidente da AL-TO – (Foto: Clayton Cristus)