Neste domingo (29), é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Desde 2004, a data comemora o orgulho, a existência e a resistência da comunidade trans e travesti e serve como lembrete do respeito à identidade de gênero no Brasil.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida de uma pessoa trans no Brasil é de 35 anos. A violência iminente contra a comunidade é um dos principais fatores de risco de morte, evidenciando a necessidade de se colocar cada vez mais em pauta a ampliação da inclusão da comunidade.

Por isso, a Tangerina separou uma lista com cinco filmes que falam sobre o assunto ou trazem pessoas trans como protagonistas. Confira:

Tomboy (2011)

A pequena Laure (Zoé Héran) tem apenas dez anos quando se muda com a família para outro bairro, mas sente uma grande dificuldade de socializar. Ao conhecer Lisa, ela cria uma forte amizade, mas a garota a confunde com um garoto. A confusão, porém, estimula uma gigantesca reflexão em Laure, que passa a questionar sua verdadeira essência. O filme traz reflexões fortes e bonitas sobre a identidade de gênero na infância e está disponível no Telecine.

Indianara (2019)

Uma das principais ativistas trans do Brasil, Indianarae Siqueira é fonte de inspiração e força. O documentário, produzido em 2019, retrata os atos de resistência da militante contra as ameaças e os ataques a travestis e transexuais no Brasil. O longa-metragem também aborda a trajetória de autodescoberta de Indianarae e está disponível no Telecine.

The Trans List (2016)

Mais um documentário para a lista! The Trans List conta a história de 11 celebridades norte-americanas que se identificam como transgêneros. O longa-metragem aborda a relação de Buck Angel, Kylar Broadus, Caroline Cossey, Laverne Cox, Miss Major Griffin-Gracy, Caitlyn Jenner, Amos Mac, Nicole Maines, Shane Ortega, Bamby Salcedo e Alok Vaid-Menon com a família, a carreira e até mesmo suas posições diante da luta pelos direitos trans no país.

Uma Mulher Fantástica (2017)

Marina (Daniela Vega) é uma mulher transexual que trabalha como garçonete, mas seu verdadeiro sonho é se tornar uma cantora de sucesso. Para isso, ela canta durante a noite em vários clubes da cidade. Até que é surpreendida pela morte inesperada de Orlando, seu namorado e maior companheiro, e precisa lidar com o preconceito da família dele. Este filme vencedor do Oscar está disponível na Netflix.

Um Garoto Como Jake (2018)

O filme gira em torno de Alex (Claire Danes) e Greg (Jim Parsons), pais de um menino prodígio de só quatro anos que, prestes a entrar no colégio, começa a demonstrar interesse pelo universo feminino. A família entra em conflito, sem saber lidar com a questão, mas aos poucos vai percebendo que será necessário deixar as diferenças de lado para aceitar a criança pelo que ela é de verdade.

 Fonte: Tangerina