Os primeiros passos de Kátia na caminhada em busca à sua recondução ao Senado, nesta terça-feira (16), foram exatamente na cidade onde sua vida pública começou. Em 1994, o município de Gurupi, então Norte de Goiás, via seu Sindicato Rural ser presidido pela primeira vez por uma mulher.

“Quero dedicar os próximos oito anos da minha vida para combater a pobreza e a desigualdade no Tocantins. Quem acompanhou meu trabalho no Congresso sabe que eu cumpro aquilo que prometo. Desigualdade é uma doença que corrói as famílias. As pessoas olham para trás e veem um passado de fome e desesperança. Olham para a frente e não veem futuro. Isso precisa acabar”, disse Kátia em reunião com centenas de pessoas no centro de Gurupi.

 

Neste encontro, que reuniu profissionais da educação, da saúde e lideranças políticas, Kátia lembrou bandeiras suas que hoje se tornaram realidade no município.

 

“Quero que vocês avaliem o meu mandato. Vejam tudo o que já fiz pelo nosso estado e o que ainda posso fazer”, disse Kátia.

 

Em Gurupi, nas mais diversas áreas, ela relembrou seu trabalho de ajuda em obras públicas e ações importantes como a  revitalização do Mercado Municipal, a Clínica da Mulher e o mamógrafo mais moderno da região, ambos fruto de emendas destinadas pela senadora. Ela falou ainda que lutou para tornar realidade o Hospital Regional de Gurupi.

O Tocantins Catarata Zero, que já realizou mais de onze mil cirurgias no Estado, tem Gurupi como um de seus polos, e atende ali pacientes de toda a Região Sul.

Como todo reencontro com o passado, a agenda de Kátia também teve muita emoção. Logo pela manhã a senadora licenciada retornou pela primeira vez desde o início da pandemia à casa dos saudosos amigos Hortêncio de Paula e Maria de Paula. Ambos faleceram em decorrência da Covid-19. Kátia foi recebida pelos filhos e netos do casal, que compartilharam histórias e ótimas lembranças com Kátia. Pelas ruas de Gurupi, a candidata reencontrou diversos amigos e companheiros que acompanharam sua trajetória desde o início.

À tarde, Kátia esteve com um grupo de 20 advogados representando a OAB municipal. A advogada Venância Figueiredo lembrou as dificuldades que as mulheres ainda encontram na sociedade, e destacou que a história de Kátia mostra que a dedicação é uma forma para a mulher conseguir ocupar cada vez mais seu espaço de direito.

 

“Para uma mulher se sobressair hoje, em qualquer área, tem que estudar muito e se esforçar muito. E essa característica de lutar, de ser inteligente, de buscar satisfazer os interesses da população pode ter certeza que são poucas pessoas que não percebem isso em você”, destacou a advogada Venância Figueiredo.

 

Kátia cumpriu as agendas acompanhada dos vereadores André Caixeta, Colemar da Saborelle e Paulo César (PC), ainda com o apoio do vereador Zezinho da Lafiche que esteve junto na organização da agenda da senadora no município.

 

Nesta quarta-feira a pauta das reuniões de Kátia no interior do Tocantins será a educação. A candidata tem agenda marcada com a diretora do colégio Arizinho, Alana, e com a secretária executiva da Delegacia Regional de ensino, Patrícia.

 

Após cumprir agenda no Sul, Kátia segue para Araguaína, no Norte do Estado.