Maju Cotrim

 

Os candidatos à prefeitura de Palmas se enfrentam em debate nesta segunda-feira, 2, promovido pelo SBT. A Gazeta acompanha um os bastidores a convite da emissora.

Participam Júnior Geo, Eduardo Siqueira e Lúcia do PSOL. A TV não informou qual foi a justificativa apresentada pela campanha de Janad.

 

O primeiro bloco

O debate começou com o sorteio de temas. O primeiro tema foi políticas para as mulheres e Júnior Geo escolheu Eduardo Siqueira Campos para perguntar. Geo perguntou sobre as propostas deles para as políticas de proteção para as mulheres. Eduardo defendeu creches, atendimento à saúde e outras necessidades. Ele criticou a situação dos postinhos.

“Não temos que dar voz à sociedade machista”, disse Geo ao defender aluguel social e outras ações para as mulheres.

Eduardo, questionado se destinou emendas para Palmas ele disse que sim e engrossou as críticas: “as filas nas creches estão muito grande, a violência e não ter um postinho de saúde, unidade sem equipamentos, a violência contra a mulher se agrava quando ela não tem transporte para ir trabalhar, a fila do exame é pior ainda”, afirmou.

 

LGBTQIA+

Em seguida, a candidata questionou Geo sobre suas propostas para o público LGBTQIA+. Geo, ao responder tentou criticar a candidata ausente Janad Valcari, disse que está num grupo com pluralidade de pensamentos. “Estamos promovendo uma política de inclusão, não trabalhamos com preconceito”, disse.
Na réplica, a candidata citou os feminicídios e falou da proteção às mulheres.

Eduardo no final perguntou a Júnior Geo sobre o transporte público e qual modelo adotará caso vencer as eleições. Geo falou do aumento da frota e disse que houve avanços. “É claro que problemas ainda existem, mas estamos aqui para propor soluções”, disse. Ele defendeu o transporte gratuito para os estudantes. “Não estamos aqui para apontar erros e sim propostas”, disse.

Eduardo retrucou: “com o visto que tem hoje daria para mais, inclusive para o transporte gratuito, a diferença de uma gestão que era feita mediante concessão, paga-se aluguel de ônibus para funcionar mal”, disse.

“Com o que está se gastando daria para mais, o transporte está de péssima qualidade e o que precisa é de mudança”, disse.

Geo rebateu e prometeu evoluir na área.