Aconteceu neste final de semana, o ‘Debate Político sem Candidatos’ com os alunos do Colégio São Francisco de Assis (Cesfa) e convidados. O debate, que teve como objetivo principal estimular a consciência dos jovens e adultos, reuniu professores e profissionais que atuam em campanhas políticas.
A mesa foi composta pelo professor do Cesfa, Nilo Freitas Oliveira, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Me. Evandro Borges, o presidente da Comissão de Ética, Norma e Legislação do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE-BR), Gustavo Henrique Lobo da Gama, o publicitário Marcelo Silva e também com o articulador das comunidades eclesiais de base da arquidiocese de Palmas, Leandro Vargas.
O professor Evandro abriu o debate fazendo uma explanação sobre as linhas ideológicas que formam os partidos políticos. Explicou ainda as diferenças e semelhanças entre movimentos de esquerda, direita e centro. Já o professor Nilo, do Cesfa, fez um apanhado sobre os fatos políticos que já aconteceram em nosso país e que, de certa maneira, contribuíram para que nós chegássemos no modelo de governo que temos hoje.
Já o acadêmico Gustavo Lobo contribuiu com o debate explanando sobre o plano de governo dos cinco candidatos ao governo do Tocantins. Falou ainda sobre as linhas ideológicas que eles mais se identificam e apontou as principais áreas que cada um pretende atuar, que vão desde o reequilíbrio da carga tributária do Estado, passando por questões sociais, combate a corrupção e segurança pública.
O publicitário Marcelo Silva, mais conhecido como Marcelinho da Public, contou um pouco da sua experiência à frente de campanhas políticas e abordou pontos sobre o seu trabalho, que muitas vezes é criticado pela opinião pública. Porém, Marcelinho relembrou que o marketing político já foi muito mal utilizado e que, por isso mesmo, leis específicas foram elaboradas para regulamentar esse tipo de atividade.
Já o articulador das comunidades eclesiais, Leandro Vargas, abordou um ponto importante nos dias atuais, que foi a relação da política com a fé na hora de escolher o governante. De acordo com Leandro, o que o cristão deve observar na hora de fazer a sua escolha é quais propostas irão atender a todos, sendo, de fato, benéficas para as pessoas.
A acadêmica do primeiro período do curso de Ciências Contábeis, Wesllainy Martins, destacou que o debate foi “uma sucinta aula de história, economia, política, religião, e também atualidades. Cada um buscando transmitir as ideias com imparcialidade, capacidade discursiva e lógica”. Ao final do evento, a estudante ressaltou sobre a importância dessas iniciativas. “Acredito nessas ações formiguinhas que alguns fazem, seja no âmbito escolar – ao tentar levar conhecimento de forma fidedigna com a realidade e sem tendências ideológicas/doutrinarias”.
O debate contou ainda com a participação dos alunos do Cesfa e de outros convidados que fizeram perguntas acerca do período eleitoral e de como fazer a melhor escolha para governante do Tocantins. O evento foi organizado pelo Centro Educacional São Francisco de Assis (Cesfa) e a Faculdade Católica do Tocantins.