Novo decreto em Palmas
A prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro anunciou via Twitter que vem por aí novas medidas na capital. O ato foi publicados no Diário Oficial de hoje.
“O DOM trará uma importante medida. A cidade terá uma nova rotina de funcionamento durante 14 dias. Precisamos aumentar nossa taxa de isolamento social, que hoje é muito baixa. Já lutamos muito até aqui, não é hora de desistir. O momento pede união. Fazer o q precisa ser feito !”, disse.
Depois ela disse: “Hoje venho fazer um pedido muito especial p todos os cidadãos de Palmas. Precisamos manter o cenário que conquistamos até aqui. Somos a 2ª capital com menor índice de letalidade pelo #COVID19. É necessário alcançar ainda mais segurança e garantir tranquilidade p população”, afirmou.
Decreto publicado
O decreto publicado Determina o fechamento de todos os segmentos comerciais, na forma que especifica, no território do município de Palmas, para o enfrentamento da pandemia decorrente do novo coronavírus (Covid-19), e dá outras providências.
O decreto especifica : “É determinado, no período de 13 a 27 de julho de 2020, o fechamento de todos os segmentos comerciais com atendimento ao público, das 20h às 5h do dia seguinte, no território do município de Palmas, de modo a diminuir a circulação de pessoas no referido intervalo de tempo, para o enfrentamento da pandemia decorrente do novo coronavírus (Covid-19). “Excetuam-se do disposto no caput, as atividades de serviços médicos e hospitalares, farmácias e laboratórios, serviços funerários, serviços de táxi e aplicativos, transporte de cargas (principalmente gêneros alimentícios), serviços de telecomunicação, serviços de delivery e postos de combustíveis, sem o funcionamento das lojas de conveniência”, diz o decreto.
Em decorrência do descumprimento do disposto no art. 1°, poderão ser aplicadas penalidades administrativas, cíveis e criminais, inclusive cassação de alvará, para a atividade comercial, na hipótese de reincidência.
O decreto alega que Município apresenta o segundo pior índice das capitais no isolamento social da população, com percentual de 36% (trinta e seis por cento), e que é necessário atingir a meta de 50% (cinquenta por cento).
A medida não restringe o trânsito de pessoas, apenas o horário de funcionamento de estabelecimentos que não sejam prioritários.
Também como medida para evitar aglomerações, o acesso de carro às praias da Graciosa, Prata e Caju será fechado neste final de semana. Os restaurantes poderão funcionar com serviços de delivery e mesmo receber seus clientes, desde que estejam adequados às normas estabelecidas pela Prefeitura para evitar aglomerações. Haverá operações contínuas para orientar e conscientizar comerciantes das praias e de Taquaruçu quanto ao cumprimento das medidas de prevenção e combate à disseminação do novo coronavírus.
As medidas resultam de reunião ocorrida no final da tarde desta sexta-feira, com participação de representantes de Obras e Posturas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais; Guarda Metropolitana (GMP); Secretaria de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu); Agência Municipal de Turismo (Agtur); Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sedem).
Dados em Palmas
Palmas agora soma mais dois óbitos por Covid-19 nesta sexta-feira, 10, totalizando 24 mortes pela doença. Um dos óbitos trata-se de um idoso de 88 anos de idade. O paciente era hipertenso, tinha doença renal e estava internado em leito de Unidade de Terapia Intensiva da rede participar da Capital. O segundo óbito é de uma idosa de 77 anos de idade, hipertensa, diabética e que encontrava-se internada em UTI da rede pública do município. Ambas mortes ocorreram na quinta-feira, 09.
Uma agente de saúde aposentada da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas faleceu nesta sexta-feira, 10, após fazer uma cirurgia e ter contraído Covid-19. O caso será contabilizado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) no Boletim Epidemiológico deste sábado, 11, visto que a atualização dos dados ocorre até às 12 horas do dia em que o documento é publicado.
A última rotina de exames para detectar Covid-19 confirmou 78 casos positivos para a doença. A Capital registra, até o momento, 2.651 casos confirmados acumulados da enfermidade, sendo que 1.557 encontram-se recuperados e 52 receberam alta nesta quinta-feira. Outras 20 pessoas residentes de Palmas estão internadas com a doença. O COE também informa que o município também conta 16.006 notificações para síndrome gripal, das quais 6.845 foram descartados para Covid-19.
Dos 78 casos confirmados, todos estão em investigação epidemiológica, um paciente está internado e 77 cumprem isolamento domiciliar. Além disso, oito possuem comorbidades e dois têm fatores de risco que podem estar associados.