A Prefeitura de Palmas não prorrogou o decreto que restringia os horários de funcionamento do comércio na capital e por isso o texto perde a validade às 23h59 desta quinta-feira (10). A partir de sexta-feira (11) as lojas podem retomar os atendimentos nos horários convencionais. O motivo da mudança de postura da prefeitura, que havia prorrogado o decreto por três vezes, ainda não foi informado.

O texto proibia atividades não essenciais de funcionar entre 20h e 5h. Para os supermercados, o horário limite de funcionamento era às 22h. O decreto começou a valer no dia 13 de julho e terminaria no dia 27, mas o município resolveu prorrogar até o dia 6 de agosto. Depois houve nova prorrogação para o dia 31 de agosto e mais uma até o dia 10 de setembro.

Apesar disso os números da pandemia cresceram e fizeram a capital ser a cidade mais afetada pelo coronavírus no estado. Atualmente, Palmas registra 14.112 casos e 111 mortes pela pandemia, segundo os dados mais atualizados da Secretaria de Estado da Saúde.

A medida foi alvo de críticas de associações que representam empresários de áreas como bares, restaurantes e algumas categorias do varejo.