Os moradores da cidade de Peixe e região, no Sul do Estado, estão sem agência
do Banco do Brasil há mais de dois anos. A única agência da cidade foi
explodida por bandidos em junho de 2015 e, desde então, os moradores enfrentam
graves dificuldades para realizar as suas transações bancárias. Alguns
serviços bancários com dinheiro em espécie são realizados em um Banco Postal
da agência dos Correios. No entanto, o Banco Postal não consegue atender toda
a demanda, motivo pelo qual os moradores às vezes precisam viajar por até 50
quilômetros para realizar as suas transações.
peixe tocantins

Diante disso, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por
intermédio do Nudecon – Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor, em
conjunto com o Defensor Público Hud Ribeiro Silva, que atua no município de
Peixe, apresentou Recomendação à Superintendência do Banco do Brasil para que
o atendimento seja restaurado de forma integral.

Recomendação
A Recomendação pede que a superintendência do Banco do Brasil informe por
diversos veículos de comunição quais os canais alternativos de atendimento no
município de peixe, aptos a prestarem serviços de ordem bancária aos
consumidores. A DPE recomendou ainda que o Banco informe quais providências
efetivas estão sendo adotadas para restabelecer a prestação dos serviços
bancários que envolvam dinheiro em espécie em sua agência física naquele
município, diante do seu caráter público e contínuo bem como a apresentação de
um cronograma que aponte a resolução definitiva do problema em curto prazo.

A Recomendação é assinada pelos defensores públicos Hud Ribeiro Silva, que
atua na regional da DPE-TO em Peixe, e Maciel Araújo Silva, coordenador do
Nudecon, e foi protocolada nesta segunda-feira, 8, estipulando o prazo de 48
horas para providências e de 15 dias para que as informações sejam remetidas à
DPE.