Moradores do distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, estão sem os serviços da Polícia Civil desde que a delegacia foi fechada por que a energia elétrica foi cortada. Segundo moradores, a unidade está sem atender há cerca de uma semana e por causa disso eles sequer conseguem fazer um boletim de ocorrência.
Na porta da delegacia, que fica no residencial Jardim Europa, há apenas um aviso colado no portão: “Estamos com a delegacia fechada aguardando que a manutenção da rede elétrica seja concluída. Não há energia, portanto, nenhum procedimento (BO, TCO, IP) poderá ser feito enquanto a manutenção não for terminada. Esperamos que logo se resolva essa situação.”
O Departamento de Polícia do Interior informou que o problema aconteceu porque a delegacia estava com pendências de contas atrasadas e por isso houve o corte da energia. Segundo o diretor administrativo da Secretaria de Segurança Pública (SSP), José Américo, o prédio pertence à Prefeitura de Porto Nacional e foi doado para a secretaria.
“O prédio está sendo transferido para a SSP, que espera terminar essa parte burocrática para pagar as contas. Esperamos resolver isso nos próximos dias”, disse.
De acordo com ele, os moradores podem registrar boletins de ocorrência pela Delegacia Virtual e as prisões feitas no distrito estão sendo levadas para as delegacias de Palmas, a cerca de 10 quilômetros do distrito.
A Prefeitura de Porto Nacional foi procurada e disse que a situação da delegacia depende apenas da regularização por parte da Secretaria de Segurança Pública, “tendo em vista que o prédio foi repassado à Secretaria que mantém o local.”
“Tão logo seja feita a regularização da transferência os trabalhos serão retomados na delegacia”, diz nota enviada pela prefeitura.