Conteúdo Gazeta do Cerrado

A ponte que liga o Tocantins ao Pará, em Xambioá, no rio Araguaia, será entregue ainda este ano e é uma das prioridades do governo federal.

O presidente Jair Bolsonaro vai visitar as obras nesta terça-feira, 22. A cidade já está na expectativa para receber a comitiva do presidente. A prefeita Patrícia Evelin publicou vídeos nas suas redes com imagens da ponte.

O evento na cidade terá palco e discursos. Bolsonaro passará antes por Araguaína para visitar obras com convênios federais.

“Uma das grandes entregas que teremos este ano. A Ponte do Xambioá, que sobre o Rio Araguaia vai ligar o TO ao PA pela BR-153 para libertar a população de mais uma travessia por balsa. Obra c/ início e fim no governo do presidente @jairbolsonaro”, repercutiu o ministro Tarcísio recentemente sobre a obra.

O empreendimento da BR-153 PA/TO contará com 1.720 metros de extensão e será a maior ponte do estado do Tocantins.

Na fase atual da obra, iniciada na atual gestão, já foram executados 73% das fundações e blocos, 66% dos pilares e travessias e 22% das vigas e lajes. O valor de investimento público é de R$ 193 milhões.

Demanda histórica da região, a ponte vai beneficiar cerca de 500 mil pessoas. Com a conclusão da obra, o percurso será feito em maior segurança.

Atualmente, todos os veículos que trafegam pela BR-153 e precisam atravessar de uma margem à outra do rio Araguaia, só podem fazê-lo por meio de balsa, o que representa fator de insegurança para os usuários da rodovia e para a população local.

A BR-153/PA/TO é um importante eixo de ligação entre as Regiões Norte e Sul do Brasil, por permitir a integração multimodal entre a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins-Araguaia. A construção da ponte impulsiona o desenvolvimento econômico local, pois facilitará o tráfego de veículos e caminhões, melhorando o escoamento da produção de bens e diminuindo os custos no transporte de cargas.

A ponte é um empreendimento sonhado há muitos anos pela população local devido a necessidade de melhoria do tráfego de pessoas e transportes de cargas, além da geração do trabalho e renda para que a comunidade de Xambioá e região possam se desenvolver com as atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços no local.