Cachorro de rua com carrapatos em Santa Rosa do Tocantins – Foto: Maju Cotrim/GZT
“Os invisíveis”: cães abandonados infestados de carrapatos precisam de acolhimento em cidade tocantinense
Gazeta do Cerrado
Descaso e abandono de animais no município de Santa Rosa do Tocantins. A equipe da Gazeta do Cerrado passou pela cidade na noite dessa quarta-feira, 03, e constatou o abandono de vários animais que ficam num estabelecimento e nas margens da entrada da cidade.
Eram pelo menos 10 cães todos infestados de carrapatos. A situação é caótica e mostra a importância da sociedade do local se unir para uma Política de Proteção Aos Animais.
Pessoas que trabalham no local informaram à nossa equipe que eles sempre ficam por lá à espera de restos de comida. Alguns até passam por algumas casas ou teriam “donos” mas ainda assim estão em situação de negligência.
Empresários e poder público podem se unir para viabilizar um projeto de adoção responsável destes animais ou para construção de abrigos.
Os cães ficam perambulando pelas ruas, magros e infestados de carrapatos.
O outro lado
Nossa equipe conversou rapidamente com o prefeito Levi Teixeira que afirmou que como ainda é início de gestão algumas questões contratuais estão sendo finalizadas.
“Já estamos concluindo todas as equipes e vamos colocar profissionais adequados. Vamos buscar vacinar esses animais, organizar abrigos e providenciar eutanásia quando necessário”, destacou Levi.
Também ouvimos a secretária de Saúde do município, Núbia Maria, que afirmou que existe um plano de recolhimento de todos estes cães abandonados.
“Iremos colocá-los em um abrigo provisório passar por uma avaliação com nosso médico veterinário que hoje já atende em nosso município há três anos no controle do calazar”, destacou a gestora da pasta.
A Gazeta segue acompanhando o caso na espera de providências.
Alternativa
Diversas associações, ONGs e pessoas agem em defesa dos animais desamparados e passam por muita dificuldade em manter os abrigos com a alimentação adequada e a assistência veterinária permanente. Uma parceria entre os órgãos públicos e estas instituições podem vir a ser a solução para muitos locais ou municípios que não tem a estrutura adequada para tal.