Cachorro de rua com carrapatos em Santa Rosa do Tocantins – Foto: Maju Cotrim/GZT

“Os invisíveis”: cães abandonados infestados de carrapatos precisam de acolhimento em cidade tocantinense

Gazeta do Cerrado

Descaso e abandono de animais no município de Santa Rosa do Tocantins. A equipe da Gazeta do Cerrado passou pela cidade na noite dessa quarta-feira, 03, e constatou o abandono de vários animais que ficam num estabelecimento e nas margens da entrada da cidade.

Eram pelo menos 10 cães todos infestados de carrapatos. A situação é caótica e mostra a importância da sociedade do local se unir para uma Política de Proteção Aos Animais.

Pessoas que trabalham no local informaram à nossa equipe que eles sempre ficam por lá à espera de restos de comida. Alguns até passam por algumas casas ou teriam “donos” mas ainda assim estão em situação de negligência.

Cachorro de rua com carrapatos em Santa Rosa do Tocantins – Foto: Maju Cotrim/GZT

Empresários e poder público podem se unir para viabilizar um projeto de adoção responsável destes animais ou para construção de abrigos.

Os cães ficam perambulando pelas ruas, magros e infestados de carrapatos.

O outro lado

Nossa equipe conversou rapidamente com o prefeito Levi Teixeira que afirmou que como ainda é início de gestão algumas questões contratuais estão sendo finalizadas.

“Já estamos concluindo todas as equipes e vamos colocar profissionais adequados. Vamos buscar vacinar esses animais, organizar abrigos e providenciar eutanásia quando necessário”, destacou Levi.

Também ouvimos a secretária de Saúde do município, Núbia Maria, que afirmou que existe um plano de recolhimento de todos estes cães abandonados.

“Iremos colocá-los em um abrigo provisório passar por uma avaliação com nosso médico veterinário que hoje já atende em nosso município há três anos no controle do calazar”, destacou a gestora da pasta.

A Gazeta segue acompanhando o caso na espera de providências.

Cachorro de rua com carrapatos em Santa Rosa do Tocantins – Foto: Maju Cotrim/GZT

Alternativa

Diversas associações, ONGs e pessoas agem em defesa dos animais desamparados e passam por muita dificuldade em manter os abrigos com a alimentação adequada e a assistência veterinária permanente. Uma parceria entre os órgãos públicos e estas instituições podem vir a ser a solução para muitos locais ou municípios que não tem a estrutura adequada para tal.