Sol aparece em Palmas depois de mais de uma semana – Foto: Daniel Lélis
Brener Nunes – Gazeta do Cerrado
Depois de mais de uma semana sem aparecer, o sol deu o ar da graças na Capital na manhã desta segunda-feira, 22. Todo o Tocantins está com chuvas intensas desde a última semana e os céus nublados durante todo o dia.
Corre, bota as roupas para secar. pic.twitter.com/ioO6Po86Bz
— Daniel Lélis⚡ (@dannlelis) February 22, 2021
Parece que o sol vai resolver aparecer hoje
— Romário (@romariorgt) February 22, 2021
bom dia gente!!! me fala um lugar ai que tenha sol cansei do frio, os pé gelado, o nariz entupido o vento parece q da um tapa na gente
— Gustavo Bonilha (@oobonilha) February 22, 2021
Nas redes sociais, internautas reclamam que estão sem roupas para usar, pois não tem sol para secá-las.
gente torçe ai p amanha fazer sol eu preciso montar mala a única roupa limpa q eu tenho ta no corpo
— Gustavo Bonilha (@oobonilha) February 15, 2021
Falei pra Ed que ia colocar varal na área da frente pra secar as roupas ele quase enfartou. "De jeito nenhum, ficou doida? que você vai 'enfeiar' a casa". Gente ele me mata assim.
— Inez Freitas (@MariaInezFreit2) February 18, 2021
abriu um solzim chega dei um sorrisim mas ai fechou dnv o tempo eu tô lascado sem roupa p viajar
— Gustavo Bonilha (@oobonilha) February 15, 2021
gente eu tô aqui pensando que quando o sol vier de verdade ele vai cobrar com juros e correções monetárias todos esses dias de chuva
— gilberto do cerrado (@andimgama) February 20, 2021
Porém, o Tocantins segue com alerta laranja de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A previsão do tempo mostra que as chuvas devem continuar durante o restante do mês de fevereiro. O alerta é estendido aos estado de Goiás, Mato Grosso e Rondônia.
Segundo o órgão, podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O INMET ainda orienta que em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda); Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Para obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Durante essa última semana, a chuva foi destaque nas redes sociais dos palmenses.