Nos 35 anos de Palmas, a deputada estadual Claudia Lelis (PV), que sempre buscou contribuir com o desenvolvimento da Capital, anunciou que destinará emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil reais para reforma do Centro de Convivência do Idoso em Palmas, localizado na região sul.
A iniciativa da parlamentar veio através de um pedido feito pela primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero que após visitar o espaço, em março, está encabeçando uma luta para conseguir recursos e equipamentos para melhoria da instituição. O centro está localizado na 1002S, NS2, conjunto 2, lote e desde 2002 oferece atendimento gratuito a mais de 60 idosos com atendimentos diversos.
R$ 300 mil de emendas
Claudia Lelis, que defende e luta por políticas públicas direcionadas à população idosa, ressalta que a destinação de suas emendas será de extrema importância para ajudar na reforma do Centro de Convivência.
“Precisamos garantir que nossos idosos tenham acesso a uma infraestrutura adequada, que promova qualidade de vida e contribua para seu bem-estar físico e emocional. Por isso, faço questão de destinar emenda para reforma do nosso centro de convivência onde o espaço já atende idosos em Palmas. Junto com a primeira-dama Karynne, que tem feito um trabalho excelente com nossos idosos, tenho certeza que vamos avançar muito mais”, afirmou Claudia.
Primeira-dama está em busca recursos
Karynne Sotero, que tem defendido políticas públicas para os idosos tocantinenses, comemorou o anúncio dos recursos para reforma do centro de Palmas. A primeira-dama já esteve inclusive no Ministério do Esporte, onde solicitou recursos para implantação de uma academia ao ar livre no centro de convivência.
“Precisamos garantir que nossos idosos tenham acesso a uma infraestrutura adequada, que promova sua qualidade de vida e contribua para seu bem-estar físico e emocional e estou muito feliz em ter a deputada Claudia Lelis como parceria deste projeto e tenho certeza que os recursos dos disponibilizados pela parlamentar serão essenciais na reconstrução do Centro de Convivência “, destacou Karynne.
Centro de Convivência
Desde que foi inaugurado, em 2002, o Centro é local de referência para os idosos tocantinenses, onde possuem, assistência direcionada de uma equipe multidisciplinar, como psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, professores de Educação Física, voluntários, entre outros profissionais.
Atualmente, são atendidos 60 idosos, mas o espaço já teve mais de 80 atendimentos. Em parceria com as faculdades Ulbra e Objetivo são oferecidos atendimentos na área da fisioterapia, microfisioterapia e hidroginástica. Além de atendimento com uma psicóloga voluntária.
Segundo a diretora do Centro, Marli Milhomem, para aumentar os atendimentos é necessário reforma e recursos, “para que que possamos oferecer qualidade de vida precisamos urgente de uma reforma e de equipamentos. Mas, agora com o apoio da nossa primeira-dama Karynne e com a emenda da deputada Claudia Lelis, em breve estaremos de cara nova e oferecendo mais atendimentos”, comemorou Marli.
Dados
Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de idosos cresceu 75,4% em dez anos, saltando de 114 mil para 200 mil pessoas.
Em 2021 a população total do estado foi estimada em 1.594.000, representando aumento de 11% em comparação com 2012. Nesse período, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 7,9% para 12,6% da população.