Deputada Valderez Castelo Branco – Foto: Ulisses Holanda

A deputada estadual Valderez Castelo Branco destinou nesta sexta-feira, 09, um total de 635 mil de recursos, oriundos de emendas parlamentares, para auxiliar o Governo do Tocantins a comprar vacina contra a COVID-19. O apoio tem como objetivo dar suporte ao Executivo, para realizar a distribuição de doses aos municípios, quando a liberação da compra por parte do Estado estiver autorizada.

De acordo com Valderez, esse apoio é necessário para ofertar aos cidadãos tocantinenses, o acesso cada vez mais rápido à imunização. “Estamos fazendo a nossa parte, dentro das possibilidades, para ajudar no processo de planejamento e compra das vacinas para a nossa gente tocantinense. A luta contra a pandemia da COVID-19 precisa incorporar a imunização o mais rápido possível e é neste ponto que devemos direcionar nossos esforços”, declarou.

Valderez também destacou o intenso trabalho do Governador Mauro Carlesse, do secretário de Saúde, Luiz Edgar Leão Tolini, de toda a equipe multiprofissional da SES-TO e dos municípios para garantir o acesso às vacinas aos cidadãos e cidadãs. “Temos visto um intenso trabalho para garantir a imunização às pessoas, mas a oferta da vacina ainda não atende à demanda. O Governador tem feito o possível para agilizar esse processo e tem nosso total apoio, pois sabemos que imunização promove proteção não só individual, mas também coletiva”, concluiu.

A vacina contra a COVID-19 é uma forma de garantir que as pessoas não desenvolvam casos graves da doença. Sua eficácia tem sido observada em diversos locais, inclusive no Tocantins.

Vacina reduziu casos no TO

De acordo com estatísticas hospitalares divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde, das unidades geridas pelo Executivo Estadual, de janeiro a março de 2021, o Estado do Tocantins registrou uma redução de 52,5% na internação de pessoas com 80 anos ou mais, em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A análise foi realizada por técnicos SES e levou em consideração o período após o início da vacinação contra a Covid-19.

Os dados apontam que entre as pessoas de 80 a 89 anos foram internadas em UTI, 39 em janeiro,  57 em fevereiro  e 37 em março. Já no público maior de 90 anos, os números são os seguintes: 8 em janeiro, 23 em fevereiro e 1 em março.

Para o titular da SES, Dr. Edgar Tollini, “os números mais uma vez apontam para a eficácia da vacinação. Mês passado analisamos os números de óbitos entre este público e constatamos a redução. Agora esta queda na internação, que nos deixa otimistas”, afirmou o gestor, acrescentando que “a população deve continuar com os cuidados e orientações dos especialistas, para a lavagem e higienizações das mãos, o uso das máscaras e que evitem aglomerações”.

Vacinação

De acordo com o Governo do Estado, o processo de imunização contra a COVID-19 no Tocantins teve início em 18 de janeiro de 2021 e segundo dados do Vacinômetro da SES, até esta terça-feira,  6, foram aplicadas 145.484 doses, sendo 109.025 na primeira etapa do processo e 36.459 na segunda etapa. Do total de doses aplicadas, 39.174 foram em pessoas acima de 80 anos.