A candidata à reeleição a Deputada Estadual, Amália Santana, esteve semana passada se reunindo com trabalhadores rurais de diversos municípios do Bico do Papagaio. Na sexta-feira (23), no município de Buriti do Tocantins, encontrou-se com os representantes da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Tocatins (Unicafes-TO).
Durante o evento, a candidata assinou uma carta compromisso apresentada pela entidade, que discernia sobre posicionamentos e proposições para a agricultura familiar e cooperativismo solidário do Estado do Tocantins. Segundo a deputada, como filha de trabalhador rural ela entende as necessidades do setor “Sou filha de trabalhador rural e conheço a realidade de quem busca o sustento da agricultura familiar. Ao longo dos meus mandatos sempre levantei a bandeira e busquei trabalhar pelo setor com repasse de recursos por meio de emendas parlamentares”.
Amália se colocou à disposição da Unicafes-TO para colaborar com a construção coletiva e de políticas voltadas a contextos rurais e urbanos, “Nesses tempos pós pandemia, o cooperativismo permanece sendo um instrumento importantíssimo para inclusão socioeconômica, geração de empregos, distribuição da riqueza e melhoria da qualidade de vida para a população”, concluiu a deputada.
A Unicafes-TO é uma organização presente em todas as regiões do estado, representando cerca de 20 cooperativas (entre filiadas e em processo de filiação), contemplando públicos diferentes como assentados da reforma agrária, catadores de materiais recicláveis, cooperativismo da agricultura familiar, dentre outros, com forte interação entre iniciativas de espaço urbano e rural.