A deputada estadual Valderez Castelo Branco (Progressistas) apresentou no plenário da Assembleia Legislativa (AL), um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação da Patrulha Rural, no âmbito da Polícia Militar (PM-TO). A matéria tem como objetivo o atendimento exclusivo aos moradores das áreas rurais do Estado e também promover a aproximação da comunidade agrícola com a PM, por meio de atividades de policiamento preventivo, inovando os mecanismos de inibição às ações delituosas na zona rural.

Em seu texto, a proposta enumera às competências da patrulha. Entre elas, o policiamento ostensivo em veículos apropriados, a preservação da ordem pública, a guarda e fiscalização do transito rural nas estradas vicinais e o rádio patrulhamento terrestre. Segundo dados da Polícia Civil, em média, nove fazendas foram invadidas por mês no Tocantins em 2018, principalmente para roubo de gado. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), maior entidade representativa do setor, afirma que a violência no campo também se intensificou especialmente nos últimos dez anos, com a popularização das máquinas de alto valor.

A deputada reforçou que os policiais visitarão as propriedades rurais, onde se apresentarão aos moradores e deixarão o número de telefone à disposição para que sejam rapidamente acionados em casos de emergência. “A zona rural vem sofrendo com a criminalidade. A criação de uma força específica que desenvolva o trabalho de acordo com os princípios da Polícia Comunitária vem a atender os anseios dos produtores e das famílias do campo”, declarou.

Requerimentos

Durante os trabalhos desta última quarta-feira (22), Valderez também apresentou vinte e oito requerimentos ao Governo do Estado. Os pedidos incluem obras de recuperação asfáltica, perfuração de poços artesianos, instalação do sistema de abastecimento de água, ampliação de estádios, construção de pontes e serviços de patrolamento e encascalhamento para os seguintes municípios: Ananás, Aragominas, Xambioá, Santa Fé do Araguaia, Muricilândia, Pau D’Arco, Araguanã, Filadélfia, Barra do Ouro, Piraquê, Ananás, Wanderlândia, Miracema e Lajeado.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796