A emenda parlamentar será destinada ao Hospital Padre Luso para a realização das cirurgias eletivas como medica urgente para desafogar o HGP
A deputada estadual Vanda Monteiro (UNIÃO) participou na tarde desta segunda-feira, 5, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins, da audiência pública que discutiu a saúde estadual. Na audiência, a deputada anunciou a destinação de R$ 1 milhão em emenda parlamentar para a área da saúde, em Palmas. O recurso destinado pela deputada contemplará o Hospital Padre Luso para a realização das cirurgias eletivas a partir do credenciamento parte da parceria com o Governo estadual.
Além disto, Vanda Monteiro defendeu uma mobilização dos deputados estaduais para juntos, destinarem emendas que contemplem a construção e a manutenção dos serviços do hospital municipal de Palmas. “Somente com essa união é que vamos de fato e de direito tirar o sonho do papel e fazer acontecer esse hospital”.
Vanda Monteiro solicitou ainda do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde que elabore e encaminhe para a Assembleia Legislativa o “Plano Estadual de Interiorização de Médicos Especialistas”. De acordo com a parlamentar, o plano será uma grande estratégia da saúde pública estadual. “Vamos incentivar os médicos a permanecerem nos municípios do interior com benefícios, assim o fluxo de pacientes encaminhados ao HGP por falta de especialistas será reduzido e resolveremos a demanda no local de origem”, afirmou a parlamentar.
Parcerias e recursos
Finalizando sua participação, a deputada fez questão de propor parcerias entre o Governo do Estado, prefeituras e hospitais da rede particular para a ampliação da capacidade de atendimento o setor de ortopedia. “Essa parceria desafogaria o fluxo de encaminhamentos para o Hospital Geral de Palmas. Todas essas proposições são possíveis de execução e acredito na sensibilidade do Governador Wanderlei Barbosa que tem feito um trabalho de excelência na administração do Tocantins”, finalizou Vanda.