Deputado Estadual Léo Barbosa – Foto – Ísis Oliveira/Aleto

Projeto de lei que proíbe as operadoras de planos de saúde de suspenderem ou cancelarem os serviços prestados a consumidores com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sem justa causa e sem aviso prévio, foi apresentado na sessão matutina desta terça-feira, 6. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

A proposta é do deputado Léo Barbosa (Republicanos) e o objetivo é evitar que os planos de saúde cancelem planos de pacientes com TEA, sem aviso prévio ou tentativa de negociação.

De acordo com o projeto, mesmo em casos de justa causa, as operadoras deverão enviar um aviso prévio aos pacientes e seus responsáveis legais, com um prazo de 90 dias antes da suspensão ou cancelamento dos serviços.

O parlamentar afirmou que essa lei busca impedir uma situação considerada desumana, abusiva e ilegal. Ele ressaltou também que a população ainda desconhece o número de autistas e que são necessárias ações mais efetivas para melhor atender esse segmento da sociedade.

TEA

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição caracterizada pelo comprometimento na comunicação e interação social, juntamente com padrões de comportamento restritivos e repetitivos

Fonte – Dicom Aleto