Requerimento, em regime de urgência, de autoria do deputado Professor Júnior Geo (PSC) solicita informações acerca da falta de médicos ortopedistas e cirurgiões gerais no Hospital Regional de Porto Nacional. O expediente que foi apresentado na sessão plenária desta terça-feira, 22, busca também a solução para o problema.
Apendicite
De acordo com o deputado, chegaram em seu gabinete, denúncias de que havia paciente com apendicite que estava esperando por cirurgia há dias consecutivos. “Esse tipo de situação não pode esperar porque o paciente corre risco de morte e isso precisa ser resolvido urgentemente” afirma o parlamentar.
Ortopedia
Relatos de populares dão conta que a falta de médicos ortopedistas está causando problemas de saúde óssea ainda maiores por causa de fraturas e outros acometimentos que estão sem solução por falta de especialista.
“Não podemos admitir tamanho transtorno para a população que tem direito a uma saúde organizada que atenda às suas necessidades, sobretudo em se tratando de urgências” – conclui o Professor Júnior Geo.
O que diz o Governo
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que respeita os representantes do Poder Legislativo e prestará todos os esclarecimentos solicitados pelo deputado.
A SES-TO reforça que mantem chamamento público para contratação de especialistas para as unidades hospitalares, incluindo o Hospital Regional de Porto Nacional e realiza o pagamento de plantões extras para cobertura das escalas médicas quando necessário.
A SES-TO reforça que trabalha em rede com suas Unidades Hospitalares, caso seja solicitado transferências de pacientes podem ser realizadas para avaliação ou atendimento com especialistas em unidades mais próximas.