Maju Cotrim
Após muito tempo de sessões mornas os deputados estaduais discutiram sobre vários assuntos relacionados ao governo nesta terça-feira, 15. A sessão foi presidida pelo deputado Jair Farias.
Tudo começou com questionamentos do deputado Júnior Geo que reclamou das estradas e questionou ainda a locação de duas aeronaves e um helicóptero, segundo ele, por cerca de R$ 32 milhões. Ele pediu a opinião dos deputados sobre o assunto. “Qual é a justificativa para esta locação?”, disse.
O parlamentar porém não levou mais informações sobre o assunto o que esquentou ainda mais a discussão. Ele jogou para quem estava assistindo e lembrou dos impactos da pandemia para a população.
Segundo Geo, o pregão visa atender a Secretaria da Governadoria através de táxi aéreo.
O líder do governo, Ivory de Lira disse que está buscando informações antes de se posicionar sobre o assunto. “Tem determinados parlamentares que nunca teve a grandeza de reconhecer o que está de positivo “, alfinetou.
“Eu defendo um governo que o meu partido como o seu partido (Júnior Geo) estava na coligação que reelegeu Mauro Carlesse . Estou procurando contribuir com o governo que aí está com sugestões e ideias”, afirmou.
Geo relembrou que não apoiou Carlesse em 2018 mesmo com o partido na base. Ele parabenizou o governo pelo concurso da PM. “Mesmo estando na base tem que saber cobrar”, pontuou.
Elenil entra na discussão
O deputado Elenil da Penha pediu mais informações sobre a locação das aeronaves. O parlamentar disse que se for por pregao o valor pago é pelo consumo.
“É importante a gente buscar a informação… se tiver pagando R$ 32 milhões numa aeronave é uma aberração. Tem que parar e avaliar”, alertou.
“Se for verdade vou ficar com vergonha… se foi feita uma previsão e for pagar pelo consumo aí é diferente”, disse.
“Não faço a crítica pela crítica nem comemoro o quanto pior melhor”, chegou a dizer.
Fabion: “falta agilidade”
O deputado Fabion Gomes entrou na discussão e cobrou agilidade.
O deputado Fabion ponderou: “preciso dizer que o governo precisa ser mais ágil, não e só fazer o lançamento de tantas obras… temos que ter mais agilidade nos atos que são anunciados, o tempo corre… teremos uma eleição ano que vem”, disse.
“O governo ganha Eleição é fazendo as obras e não anunciando obras, temos que cobrar do governo agilidade e não só anunciar”, pontuou.
“Desejo estar com o governo nas eleições mais ainda estar do lado de um governo forte e preparado para disputar as eleições”, disse.
Jair também faz defesa
O deputado Jair Farias também entrou no assunto. “As ações de governo não podem parar por causa da pandemia”, comentou falando sobre a necessidade de uso de aeronaves.
“Não é como quem vai na feira comprar um bolo e leva pra casa não”, disse sobre o processo licitatório.
Valderez também defende
“O estado são 1,200 km de extensão. O governador precisa se deslocar “, disse a deputada Valderez sobre as aeronaves.
Ela disse que o valor pago e conforme o serviço.
Rodovias
Ivory foi na tribuna defender sobre a situação das rodovias.
“O governo tem preocupado sim com a malha viária deste Estado”, disse.
“‘Muitas coisas estão acontecendo… o Estado do Tocantins hoje tem saúde financeira e ha 17 anos não pagava o servidor dia 1º”, disse.
Segundo ele, é preciso que cada governo faça sua parte.