Rogério Tortola – Equipe Gazeta do Cerrado

A população da capital pôde sentir no início da tarde desta quarta-feira (3), várias interrupções de curta duração no fornecimento de energia. Segundo informações da Energisa Tocantins, as oscilações foram causadas por descargas atmosféricas (raios) que atingiram a rede de transmissão entre Miracema e Palmas.

Eles informaram ainda que logo após as descargas o sistema foi restabelecido e o fornecimento regularizado.

Como proteger eletrodomésticos

A melhor forma de proteger seus equipamentos contra quedas, oscilações e surtos de energia é manter todos desconectados das tomadas, além proteger, você ainda pode economizar, mas nem todos equipamentos podem ser desligados.

Geladeira e chuveiro elétrico, são exemplo. No caso de queima destes equipamentos, segundo especialistas, o consumidor, deve entrar em contato com concessionária e pedir uma vistoria, para que seja verificado se cabe o ressarcimento.

Sem indenização

De acordo com o advogado Eric Migani, eventos da natureza, são descritos como casos fortuitos, e excluem a responsabilidade da concessionária, ou seja, não são passíveis de indenização. Como o período chuvoso vem por aí, é bom manter os eletrodomésticos fora da tomada, os que podem desligados podem ser protegidos com estabilizadores ou réguas de proteção.