Descarte irregular de lixo incomoda moradores de Gurupi

Moradores de setor Parque dos Buritis em Gurupi, região sul do estado, reclamam do descarte irregular de lixo em uma área de proteção ambiental da região. Segundo eles, pessoas de toda a cidade vão até o local para despejar lixo. Lá são descartados todo o tipo de lixo como entulhos, restos de construção e móveis velhos.

O setor ainda está em fase de construção e começou a ser habitado há menos de dois anos. A placa sinalizando que é proibido jogar lixo no local, não é o suficiente para impedir a ação irregular. O motorista José Teixeira, morador do setor, chama atenção para os riscos que o lixo pode trazer à população.

“Eu acho uma falta de respeito à população. Isso pode trazer muitos problemas para saúde, entre outras coisas. Eu acho que não se deve fazer isso”, reclamou.

Alguns moradores cobram maior conscientização com o meio ambiente. “As pessoas hoje tinham que ter mais cuidado ao jogar o lixo. Já existe um local adequado para isso, não custa nada jogar no lixão. As vezes eles querem jogar em um local mais perto e prejudica as pessoas. Consciência, só isso que falta”, afirma o empresário Leandro Pereira.

A Secretaria da Infraestrutura de Gurupi disse que a fiscalização irá até o local tomar as devidas providências. A secretaria disse ainda que a cidade possui coleta de lixo regular e programada, e que é proibido o descarte de qualquer tipo de resíduos em áreas públicas ou privadas.

Fonte: G1 Tocantins