Bebeu alguns drinks a mais no bloquinho e acordou com a boca seca, enjoo e dor de cabeça? Ui! É, a ressaca não perdoa os (contínuos!) excessos de Carnaval. Mas, sim, é possível evitar os sintomas usando apenas alimentos que você tem em casa!

Segundo a Dra. Ana Poletto, nutricionista e doutora em Fisiologia Humana, da Clínica Cristiane Coelho,  explica que a desidratação é o primeiro problema. “Os indícios da ressaca acontecem porque o fígado trabalha tanto para metabolizar este álcool ingerido, que em algum momento ele cansa”, conta, “e as substâncias que deveriam ser eliminadas, mas não foram, começam a gerar sintomas como, por exemplo, dor de cabeça e diarreia”. Ou seja: quer ir aos bloquinhos sábado, domingo, segunda e terça sem perder energia? Siga as dicas abaixo.

1. Beba muita água, mas não só isso
Uma das melhores formas de evitar a ressaca ingerir líquidos! Além da água, beba também sucos naturais de frutas como melancia, melão, morango e laranja. “Também recomendo a água de coco, que é rica em nutrientes essenciais para manutenção da hidratação, além de auxiliarem na ‘limpeza’ do fígado”, indica a nutri.

2. Inclua muitos verdes na alimentação
Para potencializar os sucos acima, Ana recomenda que sejam acrescentados vegetais que ajudam na destoxificação hepática, ou seja, a desintoxicação do fígado. Aposte em couve manteiga, rúcula e agrião!

3. Prepare um suco detox vermelho
Para ingerir entre um dia de bloquinho e outro! A receita é fácil: 1 maçã ou 1 fatia de melancia + 1 folha de couve + 200mL água de coco + 3 rodelas de pepino sem casca. Bata tudo no liquidificador et voilà!

4. Prepare um suco verde power
Também para tomar entre um bloquinho e outro! Ingredientes: 1 limão siciliano + 200mL água de coco + 4 ramos de rúcula ou agrião. Se for necessário adoçar utilize “fio” de mel ou melado de cana.

Fonte: Revista Glamour